Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Quem somos História

História

 

Múltiplas ações de reflexão e análise, de origens e motivações diversas, coincidiram na conclusão de que as atividades associadas à Saúde reúnem um interessante conjunto de características que permitem nuclear a criação de um polo de competitividade e tecnologia em Portugal, com vocação internacional, ancorado nas competências e no potencial existente, apontando, naturalmente, para o mercado global.

Acresce e reforça o exposto a prática de colaboração e cooperação, que nos últimos anos tem vindo a observar um crescendo que merece ser sublinhado, entre as principais universidades e um conjunto de institutos que estão na sua órbita e esfera de influência, com o tecido empresarial nacional e mesmo internacional.

Foi neste enquadramento que um conjunto de entidades, que ficou conhecido pelo Grupo de Fundadores, constituído por: BIAL; IPATIMUP, IBMC e INEB (I3S); GDMF – Grupo do Dispositivo Médico e da Farmacêutica; INL; IMM; CNC; Hovione e CCDRN; chamou a si, entre meados de 2007 e Abril de 2008, a tarefa de estruturar e constituir o Pólo Português de Competitividade e Tecnologia da Saúde.

A este Grupo juntaram-se, num processo determinado e enquadrado por critérios de objetividade e qualidade, dezenas de outras entidades – entre empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, e hospitais – contabilizando um total de 55. Surgiu, então, o Health Cluster Portugal – Associação do Pólo de Competitividade da Saúde, tomando a forma jurídica de associação de direito privado sem fins lucrativos, por escritura pública celebrada em 4 de Abril de 2008.

Desde essa data, as novas adesões têm-se sucedido e os associados do HCP são hoje cerca de 170, assegurando uma elevada e cada vez maior representatividade da cadeia de valor da saúde em Portugal.