Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Casa de Saúde de Guimarães aposta em unidade geriátrica

Casa de Saúde de Guimarães aposta em unidade geriátrica

Gestão da AMI – CliHotel de Gaia foi concessionada à Casa de Saúde de Guimarães

 

O Grupo FDO, através da sua participada Sénior Living – Sociedade de Lares III, Lda. concluiu um investimento de oito milhões de euros no projecto AMI|CliHotel de Gaia, uma unidade gerontogeriátrica, situada em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia, e que é inaugurada hoje. A Casa de Saúde de Guimarães (www.casasaudeguimaraes.pt), um dos mais prestigiados hospitais privados do País, foi a entidade seleccionada para a administração e gestão clínica desta unidade de saúde – a oitava, a nível nacional,  a ostentar a marcar AMI | Assistência Médica Integral. A FDO Construções foi a empresa responsável pela construção.

Situada num maciço verde com 15.000 m2 e detendo 4700 m2 de área construtiva, a infra-estrutura dispõe de 91 camas e "proporcionará aos seus hóspedes uma solução habitacional que privilegia a independência e os mais elevados padrões de qualidade, incluindo no domínio da saúde, assegurando uma multiplicidade de cuidados médicos, planeados, emergentes ou continuados", assegura Teófilo Ribeiro Leite, presidente do conselho de administração da Casa de Saúde de Guimarães. A unidade, que receberá os primeiros residentes a partir de 3 de Agosto, estará também disponível para receber utentes da Rede Nacional de Cuidados Integrados do Sector Público e da Segurança Social.

"As unidades gerontogeriátricas actuais, para além dos cuidados médicos e de enfermagem e apoio ao desenvolvimento do quotidiano, actuam no apoio sócio-emocional da animação e do lazer, facilitando a sociabilização, nas dimensões biológica, psicológica e social. Este é o conceito da AMI, isto é, Assistência Médica Integral", explica Maria João Corrêa de Sá, directora do AMI – CliHotel de Gaia.

Promovendo acções e serviços indutores de um envelhecimento activo e rejeitando em absoluto o rótulo da institucionalização, a AMI|CliHotel de Gaia procurará garantir a proximidade de tudo o que é natural aos seus hóspedes. Quer nos espaços próprios, como o ginásio, a biblioteca ou o oratório, quer através de sinergias com várias instituições culturais e desportivas do concelho.

"Discutir todas as questões associadas à geriatria é, hoje, uma prioridade inadiável. Em 2050, Portugal será um dos países da União Europeia a 25 com maior percentagem de idosos (32% de pessoas com mais de 65 anos) e menor percentagem de população activa. São necessárias respostas que garantam a qualidade de vida", perspectiva Teófilo Ribeiro Leite.

 

A rede AMI

A AMI|Assistência Médica Integral, a operar no mercado há mais de 20 anos, com base na Casa de Saúde de Guimarães, é uma marca sob a qual opera uma rede complementar de unidades de saúde privada, com valências clínicas de ambulatório e internamento e prestando serviços integrados de saúde e bem-estar.

Para além da Casa de Saúde de Guimarães, integra as Clínicas Médicas de Pevidém, Taipas, Urgezes e Vizela, o Hospital do Terço, no Porto, e o novo Hospital Privado de Guimarães, a abrir no Outono de 2009. A  AMI| ClioHotel de Gaia é a mais recente unidade da rede AMI|Assistência Médica Integral.

 

(Casa de Saúde de Guimarães, 28 de Julho de 2009)