Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias COTEC e Unicer atribuem Prémio Produto Inovação à Hovione

COTEC e Unicer atribuem Prémio Produto Inovação à Hovione

 

A COTEC e a Unicer atribuíram hoje o Prémio Produto Inovação COTEC - Unicer 2009 à Hovione, empresa portuguesa do ramo químico farmacêutico, pela sua candidatura "Tecnologia de Partículas por Secagem por Atomização". Graças a esta tecnologia, desenvolvida por cientistas portugueses a partir de 2004, a Hovione conseguiu criar um novo segmento de mercado que valeu, em 2008, 12 milhões de euros em vendas de serviços de desenvolvimento e produção, número que a empresa espera que atinja os 36 milhões, em 2011.

O Prémio foi entregue por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, ao administrador da Hovione, Dr. Peter Villax, e ao cientista responsável pelo projecto, Doutor Filipe Gaspar, numa cerimónia que decorreu, esta tarde, na Culturgest.

Artur Santos Silva, Presidente da COTEC, afirmou a propósito desta concurso "Recebemos cerca de trinta candidaturas de grande qualidade, sinal que a inovação está efectivamente a crescer nas empresas portuguesas, e a Hovione vem dar um grande testemunho de aposta no desenvolvimento de novas tecnologias e de novos produtos. É uma empresa com uma grande vitalidade, e espero que a atribuição do Prémio à Hovione sirva de estímulo a tantas outras para seguirem o mesmo caminho".

António Pires de Lima, Presidente da Comissão Executiva da Unicer, disse "A presença da Unicer neste concurso confirma o nosso compromisso com a Inovação. É por acreditarmos que é o mercado que a move, tanto nos produtos como nos processos, que temos de reconhecer publicamente as empresas que se distinguiram nesse domínio. É com grande prazer que, em conjunto com a COTEC, atribuímos esse reconhecimento à Hovione".

Diane Villax, Presidente da Hovione, concluiu "Temos uma equipa de cientistas brilhantes que todos os dias trabalham para melhorar a saúde humana. A atribuição deste Prémio à Hovione vai dar-lhes um grande orgulho, e vão ter ainda mais confiança para inovar e serem mais originais e criativos.  Agradeço à COTEC e à Unicer a atribuição deste prémio."

 

COTEC

A COTEC promove o aumento da competitividade das empresas que operam em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no País. Tem procurado ser um agente determinante da inovação empresarial em Portugal, desafiando as entidades públicas e não-públicas do sistema nacional de inovação e com elas articulando a sua intervenção.

 

Unicer

A Unicer é a maior empresa do sector das bebidas em Portugal. Com uma estratégia multi-marca, a Unicer alicerça a sua actividade nos negócios de Cervejas e Águas mas está também presente na categoria de Sumos e Refrigerantes, Vinhos, Cafés e na área do Turismo. A Unicer desenvolve principalmente a sua actividade no mercado nacional mas a presença no estrangeiro já representa 27,4% dos volumes totais da empresa.

 

Hovione

A Hovione é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, com 50 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de substâncias activas farmacêuticas. Com cinco fábricas, em Portugal, Estados Unidos da América, Macau, China e Irlanda, a Empresa emprega 920 colaboradores, dos quais 150 investigadores,  e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo.

 

 

(Fonte: Hovione, 3 de Junho de 2009)