Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Critical Health premiada nos "European IT Excellence Awards"

Critical Health premiada nos "European IT Excellence Awards"

Retmarker é uma solução informática de suporte à decisão no domínio da Oftalmologia

 

A Critical Health S.A. anuncia ter recebido o prémio Europeu de Excelência em Tecnologias de Informação (European IT Excellence Awards) num evento que reuniu, em Londres, as principais organizações do sector. A Critical Health venceu na categoria de Gestão de Informação (Information Management), com uma das variantes do seu produto Retmarker (www.retmarker.com). Os prémios Europeus de Excelência são uma organização da IT Europa e visam reconhecer o papel crucial que os ISVs (Fornecedores Independentes de Software) e Solution Providers desempenham na resolução de problemas reais dos seus clientes. Concorreram a este prémio entidades de 26 países.

O RetmarkerAMD é uma solução inovadora que a Critical Health tem vindo a desenvolver em conjunto com vários especialistas da AIBILI - Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, um instituto de I&D situado em Coimbra, para permitir efectuar a marcação digital de imagens de pacientes de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI), a principal causa de cegueira a partir dos 50 anos de idade nos países desenvolvidos. O RetmarkerAMD simplifica o diagnóstico dos oftalmologistas que passam a dispor de informação mais precisa e não sujeita a incorrecções decorrentes da complexidade de estimativa das áreas de lesão presentes em cada região da retinografia (fotografia digital da retina).

"Esta nova ferramenta permite realizar de forma mais rápida e precisa uma análise detalhada das lesões associadas às formas precoces e tardias da maculopatia relacionada com a idade. Promove assim a criação de uma base mais ampla para uma discussão assertiva sobre o valor prognóstico das diferentes lesões encontradas nesta doença.", salienta o Professor Rufino Silva, conceituado especialista da AIBILI e Coordenador da Secção de Retina e Vítreo da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que tem participado, juntamente com o Prof. José Rui Faria de Abreu e a Drª Maria da Luz Cachulo, no desenvolvimento da solução.

O RetmarkerAMD é um novo produto da família Retmarker que conta também com o RetmarkerC e RetmarkerDR. O RetmarkerC permite a detecção automática de alterações na retina decorrentes de diversas patologias. Já o RetmarkerDR é uma solução de software que monitoriza a progressão da Retinopatia Diabética. Esta versão incorpora a mais recente investigação científica e usa algoritmos proprietários avançados que permitem aos oftalmologistas detectar e calcular taxas de aparecimento e desaparecimento de microaneurismas na retina e inferir, com a ajuda dessa informação, a evolução de uma doença que é uma das causas de cegueira evitável com maior crescimento no mundo desenvolvido.

A Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é a forma mais grave da doença ocular relacionada com a idade (surge após os 50 anos de idade). Em Portugal estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham formas precoces da patologia (assintomáticas) e 50 mil com as formas mais avançadas. Já a Retinopatia Diabética é uma patologia da retina decorrente da diabetes e é a principal causa de cegueira na população em idade activa. Segundo estimativas da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, 250 mil portugueses sofrem desta doença, dos quais 13 mil se encontram numa situação de cegueira. O Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal indica que 11,7 % da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é diabética.

As soluções da Critical Health deverão entrar no mercado português no primeiro trimestre de 2010 estando neste momento em processo final de certificação no espaço Europeu.

 

Sobre a Critical Health

A Critical Health (www.critical-health.com) é uma "spin-off" da Critical Software e participada da Critical SGPS, dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na prevenção da perda da visão e da mobilidade. A primeira solução desenvolvida pela Critical Health é o Retmarker, uma ferramenta de suporte à decisão, disponível em várias versões. O RetmarkerC possibilita a detecção de alterações na retina decorrentes de várias patologias. O Retmarker DR permite a monitorização da progressão da Retinopatia Diabética. O Retmarker AMD permite anotar e quantificar lesões de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI). As soluções inovadoras da CriticalHealth são desenvolvidas a partir de parcerias com as melhores universidades, hospitais e instituições de investigação científica.

 

(Critical Health, 4 de Março de 2010)