Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Exatronic certificada para o fabrico de dispositivos médicos electrónicos

Exatronic certificada para o fabrico de dispositivos médicos electrónicos

Exatronic certifica sistema de gestão e um dispositivo médico

 

A Exatronic - Engenharia Electrónica, Lda. concluiu com sucesso o processo de certificação de acordo com a norma ISO 13485:2003 – Medical Device – Quality Management System.

A par desta certificação foi também certificado um dispositivo médico ao abrigo da Directiva Médica 93/42/CEE. O equipamento em causa tem como função a administração transdérmica de fármacos e possui aposta a marcação CE0120, podendo ser comercializado como um dispositivo médico no espaço europeu. Tem como princípio de funcionamento a aplicação de pulsos eléctricos na superfície cutânea, potenciando o movimento dos fármacos carregados ionicamente para o interior do organismo. Ao contrário das demais formas de administração de fármacos (via tópica, oral ou invasiva), este princípio caracteriza-se por ser indolor e não-invasivo, evitando o trauma ou risco de infecção.

O culminar deste projecto resulta no desenvolvimento de dispositivos médicos, em estreita colaboração com universidades portuguesas. A actividade Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) levada a cabo nos últimos 2 anos confirma o potencial para direccionar o desenvolvimento de novos equipamentos electrónicos para o contexto de medicina física e de reabilitação a médio prazo.

A intersecção de cerca de 15 anos de desenvolvimento de electrónica à medida para indústria de fabricantes de máquinas industriais e de telecomunicações com o sector da saúde conduz a Exatronic para uma nova área de negócio: desenvolvimento de dispositivos médicos electrónicos e projectos relacionados com as tecnologias orientadas para o sector da saúde.

A Exatronic é uma empresa vertical ao serviço de vários sectores de actividade, assumindo múltiplas competências no desenvolvimento de novos produtos com electrónica, desde a criação de ideias e soluções até à fase de entrega do produto e acompanhamento técnico pós-venda. Actua no sector automotive, nas infra-estruturas de telecomunicações, fabricantes de máquinas industriais e, desde 2008, no sector da saúde.


Para mais informação: Hugo Ravara, Marketing. hravara@exatronic.pt

 

(Exatronic, 4 de Maio de 2010)