Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Fraunhofer Portugal Challenge 2010

Fraunhofer Portugal Challenge 2010

Candidaturas até 30 de Maio de 2010

 

No sentido de promover sinergias entre o mundo empresarial e a comunidade científica, o Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistiva (AICOS) lança a primeira edição do prémio Fraunhofer Portugal Challenge. Este prémio vai distinguir alunos de universidades portuguesas, a desenvolverem teses de mestrado e de doutoramento de orientação prática nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Multimédia, e Interacção Homem-Máquina. Os estudantes que desejem candidatar-se a este prémio devem estar a completar o seu último semestre de estudos, tendo defendido, ou submetido para defesa, a sua tese até ao final de Julho de 2010, ou concluído o mesmo recentemente. A prova está dividida em três fases e os vencedores de cada grau académico (1.º, 2.º e 3.º lugar) serão conhecidos em Setembro, depois de uma apresentação pública das melhores ideias. No total serão atribuídos 9000€ em prémios. Os candidatos devem fazer a inscrição online até 30 de Maio em www.challenge.fraunhofer.pt.


AICOS – "Remarkable Technology, Easy to Use"

Criado em 2008, o AICOS foi o primeiro projecto "green-field" fora da Alemanha promovido pela Fraunhofer Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada da Europa na área das engenharias, e resultou de uma parceria com a Universidade do Porto. Esta pretende ser uma colaboração de longo prazo orientada para o bem-estar social, crescimento económico e qualidade de vida, e de cooperação com as instituições de I&D em Portugal em 6 principais áreas temáticas: saúde, segurança, energia, comunicação, meio ambiente e mobilidade.

O AICOS tem como objectivo principal democratizar o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação através de soluções assistivas, capazes de melhorar o nível de vida da população com soluções tecnológicas intuitivas e úteis, que diminuem as barreiras técnicas que normalmente impedem as pessoas de participar na sociedade da Informação e do Conhecimento.

No AICOS as actividade de I&D aplicada são primordialmente orientadas para o mercado e devem contribuir decisivamente para o sucesso comercial dos seus clientes e parceiros industriais. Neste sentido, o AICOS pretende ser o principal parceiro da indústria portuguesa em I&D e implementar até 2012 o modelo de financiamento da Fraunhofer Gesellschaft diminuindo o financiamento institucional para 1/3 do total.

 

(Fraunhofer AICOS, 6 de Maio de 2010)