Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP coorganizou sessão "Implementação dos 'novos' regulamentos europeus: o que muda na Saúde?"

HCP coorganizou sessão "Implementação dos 'novos' regulamentos europeus: o que muda na Saúde?"

 

Numa organização conjunta do HCP e do Infarmed, realizou-se na tarde de 19 de setembro de 2018, nas instalações do Infarmed, em Lisboa, a sessão de informação e networking "Implementação dos 'novos' regulamentos europeus: o que muda na Saúde?", visando as áreas dos ensaios clínicos, dos dispositivos médicos e da proteção de dados.

Os trabalhos tiveram início com o painel "Regulamento (UE) N.º 536/2014: Ensaios clínicos de medicamentos para uso humano", conduzido por Alexandre Quintanilha, Presidente da CEIC. Houve lugar a uma apresentação sobre o regulamento, efetuada por Helena Beaumont, Diretora da Unidade de Ensaios Clínicos do Infarmed, ao que se seguiram comentários de Elsa Frazão Mateus, Presidente da Direção da EUPATI Portugal, de Luís Almeida, Sócio-Gerente da Blueclinical, e de Paula Martins de Jesus, Diretora Médica da MSD.

Seguiu-se o momento de abertura formal da sessão, a cargo de Maria do Céu Machado, Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, e de Joaquim Cunha, Diretor Executivo do HCP.

Os trabalhos prosseguiram com o painel "Regulamentos (UE) 2017/745 e 2017/746: Dispositivos médicos e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro", com facilitação a cargo de Sofia de Oliveira Martins, Vogal do Conselho Diretivo do Infarmed. A apresentação dos regulamentos em questão coube a Judite Neves, Diretora da Direção de Produtos de Saúde do Infarmed [ver apresentação], e os comentários a Catarina Simões, Regulatory Affairs and Quality Manager Iberia and Italy da Medtronic, Gil Gonçalves, Chief Scientific Officer da INOVA+ e Coordenador do NORTEXCEL, e Nuno Felício, Coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Fraunhofer Portugal e Gestor de Projeto e Coordenador da Rede MDevNet.

Após uma pausa para café e networking, teve lugar o painel "Regulamento (UE) 2016/679: Proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados", que teve como facilitadora Maria João Queiroz, Membro da Direção do HCP. O regulamento em causa foi apresentado por João Marques, Vogal da CNPD [ver apresentação], e comentado por Andreia Pinto Teixeira, Senior Associate da Aon Portugal, Mário Martins, Diretor-Geral da IQVIA, e Ricardo Correia, Professor da FMUP, Investigador Principal no CINTESIS, e Cofundador das empresas HLTSYS, IS4Health e VirtualCare.

Nos diversos painéis houve também oportunidade para perguntas da audiência, composta por cerca de 200 participantes.

 

(HCP, 20 de setembro de 2018)