Personal tools
You are here: Home Notícias HCP coorganizou sessão "Investigação & Inovação para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável"

HCP coorganizou sessão "Investigação & Inovação para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável"

 

O HCP e o GPPQ (ANI/FCT), com a colaboração da Bayer, organizaram, a 26 de junho de 2018, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a sessão de informação e networking "Investigação & Inovação para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável".

A abertura dos trabalhos coube a Duarte Nuno Vieira, Diretor da FMUC, Joaquim Cunha, Diretor Executivo do HCP, Patrícia Calado, Ponto de Contacto Nacional para o Horizonte 2020 (Saúde e IMI) do GPPQ, e Sofia André, Market Access & Public Affairs Head da Bayer Portugal.

O programa prosseguiu com a primeira apresentação, sobre a "Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025", a cargo de Manuel Lopes, Coordenador da Reforma do Serviço Nacional de Saúde para a Área dos Cuidados Continuados Integrados – Ministério da Saúde [ver apresentação].

Seguiu-se a apresentação "Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação - Subtema 'Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável'", que coube a João Malva, Investigador Coordenador na FMUC e um dos peritos envolvidos nos trabalhos da Agenda [ver apresentação].

Houve depois lugar à apresentação "Horizon scanning: estabelecer prioridades e agilizar a entrada no mercado de novas tecnologias de saúde", efetuada por Cláudia Furtado, Diretora da Direção de Avaliação das Tecnologias de Saúde do Infarmed.

Seguiram-se apresentações dedicadas ao "Mapeamento de competências em Portugal na área do Envelhecimento Ativo e Saudável", com intervenções de Elísio Costa, Coordenador do Porto4Ageing [ver apresentação], e de Manuel Teixeira Veríssimo, Coordenador do Ageing @Coimbra [ver apresentação].

Após uma pausa para café e networking, houve lugar à apresentação "Oportunidades de financiamento no H2020 na área do Envelhecimento Ativo e Saudável", da responsabilidade de Patrícia Calado, do GPPQ [ver apresentação].

O programa prosseguiu então com a mesa-redonda "Inovação Aberta para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável", com moderação de Luís Soares, Diretor de Estratégia do HCP, e de Patrícia Calado, e com um painel composto por João Filipe Raposo, Diretor Clínico da APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, João Moutinho, Coordenador de Desenvolvimento de Urban and Mobile Computing do CCG – Centro de Computação Gráfica, Jorge Monteiro, Administrador da Conforto em Casa – Comfort Keepers, Liliana Ferreira, Diretora Executiva do Fraunhofer Portugal, e Sofia André, da Bayer Portugal.

HCP_Sessao-Ageing_26jun2018_f01.png

A concluir os trabalhos, o discurso de encerramento da sessão foi proferido por Andreia Silva da Costa, Diretora de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da DGS – Direção-Geral da Saúde.

O evento contou com cerca de 140 participantes.

 

(Re)veja o programa da sessão aqui.

 

(HCP, 28 de junho de 2018)