Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP e INPI assinam protocolo de cooperação

HCP e INPI assinam protocolo de cooperação

Associados do HCP beneficiam de condições especiais no acesso a Pré-Diagnósticos de Mapeamento Tecnológico


O Health Cluster Portugal (HCP) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmaram recentemente um Protocolo de Cooperação nas áreas da propriedade industrial e da inteligência tecnológica.

Para além da partilha de informação estatística e do reforço das ações conjuntas que estas entidades têm vindo a desenvolver, no sentido do incremento da utilidade económica conferida ao Sistema da Propriedade Industrial, o Protocolo prevê a atribuição aos Associados do HCP de condições especiais no acesso a Pré-Diagnósticos de Mapeamento Tecnológico (PDMT).

O PDMT, elaborado pelo INPI com recurso à ferramenta Thomson Innovation, consiste num relatório que contém informação acerca do panorama de patenteamento, numa determinada área técnica, fornecendo "pistas" para a definição de estratégias de posicionamento nos diferentes mercados regionais e em projetos de internacionalização (mais informações disponíveis no Portal do INPI, em http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=588).

O INPI disponibiliza também a todos os interessados os chamados Boletins Setoriais, que resultam da extração quinzenal de pedidos de Desenho ou Modelo (Design) ou dos pedidos de Patente e Modelos de Utilidade publicados no Boletim da Propriedade Industrial. Poderá subscrever gratuitamente este serviço em http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=496, indicando as classificações pretendidas, passando assim a receber periodicamente, por e-mail, a listagem com os pedidos que foram publicados.

 

(HCP, 14 de novembro de 2012)