Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP integra a Parceria Europeia de Inovação no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA)

HCP integra a Parceria Europeia de Inovação no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA)


O primeiro leque de convites, lançado pela Comissão Europeia, para a constituição de "Grupos de Ação" (AG) e "Reference Sites" encerrou a 3 de junho de 2012. Foram submetidos cerca de 260 compromissos, por grupos de atores do setor público e privado, e 54 regiões e municípios apresentaram-se como "Reference sites", empenhados na partilha de boas práticas, de conhecimento e de experiências bem-sucedidas na temática do envelhecimento ativo e saudável.

Foram criados seis Grupos de Ação, dedicados a áreas de atividade específicas, nomeadamente:
- AG A1: Prescription and adherence action at regional level
- AG A2: Personalised health management: Falls prevention
- AG A3: Prevention of functional decline and frailty
- AG B3: Integrated care for chronic diseases, including remote monitoring at regional level
- AG C2: Interoperable independent living solutions
- AG D4: Age friendly buildings, cities and environments

O HCP foi convidado a participar na primeira reunião do AG C2 Independent Living que decorreu a 21 e 22 de junho em Bruxelas. Este primeiro encontro foi uma oportunidade para conhecer os parceiros e os respetivos compromissos e identificar colaborações e atividades específicas para a criação e implementação de um plano de ação que visa contribuir para o objectivo da EIP-AHA de aumentar, em dois anos, o tempo de vida saudável dos cidadãos da União Europeia.

O HCP participa ativamente nas atividades da EIP-AHA e esteve presente na Segunda Reunião do Grupo de Ação C2 que teve lugar a 24 de setembro, em Eindhoven.

Os seis Grupos de Ação finalizaram os respectivos Planos que foram apresentados na Conferência de Parceiros a 06 de novembro, em Bruxelas. Os primeiros indicadores de realização estarão disponíveis ainda este ano. A parceria irá avaliar os resultados do seu trabalho, e que o primeiro relatório será publicado em 2013.


(HCP, 6 de novembro de 2012)