Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP participou no Fórum/Exposição "Competitividade e Internacionalização - Polos de Competitividade e Clusters"

HCP participou no Fórum/Exposição "Competitividade e Internacionalização - Polos de Competitividade e Clusters"


O HCP, conjuntamente com um grupo de onze dos seus Associados, integrou uma exposição promovida pelo COMPETE e pelo Ministério da Economia e do Emprego, cujo objetivo foi apresentar produtos, serviços e soluções inovadoras desenvolvidas em Portugal, nos diversos setores económicos.

A exposição inseriu-se no programa do Fórum "Competitividade e Internacionalização - Pólos de Competitividade e Clusters" | Sessão Anual COMPETE, que decorreu ao longo do dia 20 de dezembro de 2011, na Alfândega do Porto. O Fórum reuniu representantes do tecido socioeconómico e especialistas em torno de painéis de debate e reflexão sobre empreendedorismo, inovação, competitividade e internacionalização. O Diretor Executivo do HCP, Joaquim Cunha, participou no painel dedicado a "Saúde, Bem-Estar e Lazer".

No espaço de exposição do HCP estiveram presentes um conjunto de entidades suas associadas, apresentando produtos, serviços ou soluções que são resultado do seu esforço colaborativo de I&D, e que se evidenciam pelo cariz inovador, pelo grau de incorporação tecnológica e/ou pelo valor acrescentado. São também soluções eminentemente apontadas a efetivas necessidades do mercado global, incluindo, por exemplo, um novo medicamento antiepilético, soluções de "paper free hospital", soluções para diagnóstico de doenças oncológicas, vestuário biofuncional, soluções de monitorização à distância de saúde e bem-estar, e também produtos de apoio à gestão de dados clínicos e da logística hospitalar.

As entidades participantes foram as seguintes:

- ALERT Life Sciences Computing, S.A.
- Bial - Portela & Ca., S.A.
- CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
- CGC Centro Genética Clínica e Patologia, S.A.
- Fraunhofer Research Center for Assistive Information and Communication Solutions
- INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto / INESC TEC
- INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias
- Intellicare - Intelligent Sensing in Healthcare, Lda.
- MEDLOG - Investimentos e Participações, SGPS, S.A.
- New Textiles, Lda.
- Universidade do Minho / iSurgical 3D, Lda.

No espaço do HCP foram igualmente apresentados os Projetos "AAL4ALL – Ambient Assisted Living for All" e "Do IT - Desenvolvimento e Operacionalização da Investigação de Translação", Projetos Âncora Bandeira do HCP que envolvem um total de 55 parceiros (empresas, instituições de I&D, universidades e hospitais), representando um investimento global de 16,8 milhões de Euros. Houve ainda lugar a demonstrações da plataforma online SciPort (www.scienceportugal.com), uma base de dados totalmente pesquisável recentemente lançada pelo HCP, que disponibiliza informação relativa a instituições, centros de serviços e projetos de I&D na área da Saúde, em Portugal.

 

HCP_Sessao-Compete_20111220_01.png

HCP_Sessao-Compete_20111220_02.png

HCP_Sessao-Compete_20111220_03.png

HCP_Sessao-Compete_20111220_04.png

HCP_Sessao-Compete_20111220_05.png

 

(HCP, 21 de dezembro de 2011)