HCP promoveu sessão "Gestão da propriedade intelectual e de assuntos regulamentares em investigação clínica e de translação"

HCP promoveu sessão "Gestão da propriedade intelectual e de assuntos regulamentares em investigação clínica e de translação"

11 Outubro 2019

Numa organização conjunta do HCP com o C2ICB, com a colaboração de CUF, Infarmed e INPI, realizou-se no dia 11 de outubro de 2019, no Hospital CUF Viseu, uma nova edição da sessão de informação e networking "Gestão da propriedade intelectual e de assuntos regulamentares em investigação clínica e de translação".

Os dois primeiros módulos da sessão, lecionados por Susana Armário, Examinadora de Patentes do INPI, foram dedicados a conceitos básicos da propriedade industrial e direitos tecnológicos, e à pesquisa de informação tecnológica e a bases de dados de biotecnologia.

Já durante a tarde, decorreu o módulo "Como realizar ensaios clínicos em Portugal? Orientações práticas para Investigadores, Promotores e Centros de Ensaios", lecionado por Helena Beaumont, do Infarmed.

O último módulo foi dedicado ao tema "O circuito dos dispositivos médicos e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro: overview das obrigações e procedimentos, e orientações práticas para os diversos intervenientes", tendo sido ministrado por Judite Neves, Diretora da Direção de Produtos de Saúde do Infarmed.