Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP promoveu workshop "Inovação e competitividade na investigação de translação e na investigação clínica em Portugal"

HCP promoveu workshop "Inovação e competitividade na investigação de translação e na investigação clínica em Portugal"


O HCP, em colaboração com o Centro Hospitalar do Porto, promoveu, no dia 19 de outubro de 2011, o workshop "Inovação e competitividade na investigação de translação e na investigação clínica em Portugal". 

HCP_WS20111019_06.png

 

Os trabalhos, que envolveram cerca de 100 participantes, tiveram início com as intervenções de Pedro Esteves, Presidente do Centro Hospitalar do Porto, e de Manuel Sobrinho Simões, Vice-Presidente do HCP.

HCP_WS20111019_01.png

 

Seguiu-se a intervenção de João Lobo Antunes – Presidente do IMM, Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Vice-Presidente do HCP –, com uma apresentação intitulada "Médico-investigador – ameaças e oportunidades".

HCP_WS20111019_02.png

 

Na intervenção seguinte, Margarida Lima – Diretora do Departamento de Ensino, Formação e Investigação do Centro Hospitalar do Porto –, apresentou como case study a "Investigação de translação e investigação clínica no Centro Hospitalar do Porto".

HCP_WS20111019_03.png

 

O programa prosseguiu com a apresentação pública da plataforma "SciPort | Health in Portugal: Science and Technology Resources Database". Esta plataforma, que tinha já sido alvo de uma pré-apresentação aos Associados do HCP, foi agora dada a conhecer ao público em geral. Peter Villax, Membro da Direção do HCP e Administrador da Hovione, conduziu a apresentação.

HCP_WS20111019_04.png

 

O workshop prosseguiu depois com a mesa-redonda "Inovação e competitividade na investigação de translação e na investigação clínica em Portugal". A discussão contou com moderação de Susana Bule (Diretora Executiva da Eurotrials), e com um painel composto por Fátima Carneiro (Diretora do Serviço de Anatomia Patológica e Responsável pelo Banco de Tumores do Hospital de São João, e Coordenadora do Projeto da Rede Nacional de Bancos de Tumores), João Lobo Antunes (Presidente do IMM, Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Vice-Presidente do HCP), José Cunha-Vaz (Presidente da AIBILI), Manuel Teixeira (Diretor/Coordenador Científico do Centro de Investigação do IPO-Porto), Mário Barbosa (Presidente do INEB) e Pedro Monteiro (Diretor de I&D dos Hospitais da Universidade de Coimbra).

HCP_WS20111019_05.png

 

 

 

(HCP, 20 de outubro de 2011)