Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP realizou a sua IX Conferência Anual

HCP realizou a sua IX Conferência Anual

 

No dia 28 de novembro de 2018, o HCP realizou, nas instalações da Nova SBE, em Carcavelos, a sua IX Conferência Anual, subordinada ao tema "Saúde no Portugal 2030: por um futuro com mais desenvolvimento, melhor coesão e maior competitividade".

A abertura dos trabalhos contou com intervenções de Daniel Traça, Diretor da Nova SBE, José Fragata, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, e Salvador de Mello, Presidente do HCP.

HCP_IXConfAnual_f01.png 

 

Seguiu-se no programa uma mesa-redonda intitulada "Inovação Empresarial, Exportações e Emprego", com moderação a cargo de Luís Lopes Pereira, Membro da Direção do HCP, e com um painel composto por António Chaves Costa, Presidente e CEO da Tecnifar, Diane Villax, Presidente da Hovione, e Filipa Mota e Costa, Diretora-Geral da Janssen Portugal.

HCP_IXConfAnual_f02.png

 

Após uma pausa para café e networking teve lugar a mesa-redonda "Internacionalização da I&D e dos Serviços de Saúde". A moderação coube a Maria João Queiroz, Membro da Direção do HCP, e integraram o painel Luís Drummond Borges, Administrador Executivo da Lusíadas Saúde, Paula Alves, CEO do iBET, e Paulo Teixeira, Diretor-Geral da Pfizer Portugal.

HCP_IXConfAnual_f03.png

 

A manhã de trabalhos encerrou com o keynote address, proferido por António Portela, CEO da Bial, e intitulado "Servir as pessoas, gerando valor para Portugal" [ver apresentação].

HCP_IXConfAnual_f04.png

 

Após o almoço, realizou-se a mesa-redonda "Qualidade, Eficiência e Sustentabilidade do Sistema de Saúde", que contou com moderação de Joaquim Murta, Membro da Direção do HCP, e com um painel composto por José Dinis, médico e responsável pela Unidade de Investigação Clínica do IPO-Porto, Óscar Gaspar, Presidente da APHP, e Paulo Cleto Duarte, Presidente da ANF.

HCP_IXConfAnual_f05.png

 

O último ponto do programa consistiu na apresentação do estudo "Custos de Contexto no Setor da Saúde", realizado para o HCP pelo ISEG. A intervenção coube a Vítor Escária, Professor do ISEG e Presidente do CIRIUS – Centro de Investigações Regionais e Urbanas [ver apresentação]. Apresentam-se abaixo as principais conclusões / recomendações do estudo, designadamente oito medidas para a superação dos custos de contexto no setor da Saúde.

HCP_Estudo-Custos-Contexto-Saude_Infografia.png


Ao longo do dia, perto de 300 pessoas assistiram e participaram nos trabalhos da conferência. O nível de satisfação global, apurado por inquérito online subsequente, foi de 3,6 (numa escala de 1 a 4).

As principais conclusões decorrentes dos diversos momentos da conferência são apresentadas abaixo.

HCP_IXConfAnual_Slide-Conclusoes_v04final20181206.png

 


(HCP, 04 de dezembro de 2018; atualização a 10 de dezembro de 2018)