Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP realizou a sua VI Conferência Anual e o Mercado de Inovação Aberta em Saúde

HCP realizou a sua VI Conferência Anual e o Mercado de Inovação Aberta em Saúde

 

No dia 25 de novembro de 2015, o HCP realizou, na Faculdade de Medicina de Lisboa, Campus de Santa Maria, a sua VI Conferência Anual, subordinada ao tema "O valor da Saúde para o desenvolvimento económico e social".

A abertura da Conferência incluiu intervenções de Carlos Neves Martins, Presidente do Centro Académico de Medicina de Lisboa, Luís Portela, Presidente do HCP, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Fernando Leal da Costa, Ministro da Saúde.

HCP_VI-Conf-Anual_f01.png

HCP_VI-Conf-Anual_f02.png

HCP_VI-Conf-Anual_f03.png

HCP_VI-Conf-Anual_f04.png

 

Seguiu-se o keynote address, proferido por João Lobo Antunes, Vice-Presidente do HCP, numa reflexão intitulada "Sobre o Conceito de Valor".

HCP_VI-Conf-Anual_f05.png

 

Após uma pausa para café, decorreu a mesa redonda "Desafios das empresas nacionais e internacionais em 2020", moderada por Peter Villax, Membro da Direção do HCP, e com a participação de António Portela, CEO da Bial, Luís Menezes, CEO da Unilabs, e Paulo Barradas Rebelo, CEO da Bluepharma.

HCP_VI-Conf-Anual_f06.png

 

Seguiu-se a mesa redonda "A Saúde como resposta aos desafios societais", com moderação de José Carlos Lopes Martins, Membro da Direção do HCP, e com a participação de José Luís Biscaia, Coordenador da USF S. Julião da Figueira, Manuel Villaverde Cabral, Investigador Emérito do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Óscar Gaspar, Policy, Government Relations and External Affairs Director da MSD Portugal.

HCP_VI-Conf-Anual_f07.png

 

Após o período de almoço, os trabalhos foram retomados com o keynote address proferido por Dirk Vander Mijnsbrugge, Senior Regional Medical Affairs Director Europe da Pfizer Global Innovative Pharma, que versou sobre o tema "A inovação e a cooperação como fatores críticos de sucesso para o setor da Saúde".

HCP_VI-Conf-Anual_f08.png

 

Seguiu-se a apresentação "Cooperação institucional na investigação clínica", a cargo de Luís Costa, Presidente da Comissão Instaladora do Centro de Investigação Clínica - Centro Académico de Medicina de Lisboa.

HCP_VI-Conf-Anual_f09.png

 

O programa foi concluído com a mesa redonda "Cooperar, inovar, especializar e internacionalizar", moderada por Helena Garrido, Diretora do Jornal de Negócios, e com um painel composto por Cristina Campos, Diretora-Geral da Novartis Portugal, João Raposo, Diretor Clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Luís Moita, Investigador Principal no Laboratório de Imunidade Inata e Inflamação do Instituto Gulbenkian de Ciência, e Teresa Alves, Presidente do Grupo AtralCipan.

HCP_VI-Conf-Anual_f10.png

 

Ao longo de todo o dia, e em paralelo com a Conferência, teve lugar o Mercado de Inovação Aberta em Saúde. Tratou-se de uma organização conjunta de HCP (no âmbito da TRIS-HCP), Câmara Municipal de Lisboa, ANI – Agência Nacional de Inovação e Enterprise Europe Network, cujos principais objetivos passaram por dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal em I&D e Inovação em Saúde, e por potenciar o estabelecimento de parcerias entre Academia, Hospitais e Indústria.

Numa área denominada "Showcase SciPort Live", foi dada a conhecer a oferta de tecnologias, projetos e serviços de I&D de universidades, institutos, hospitais e centros médicos académicos que integram o HCP e a TRIS-HCP, designadamente: CCAB + ICVS/3B's, I3S, IPO-Porto, CHPorto, FMUP + CHSJ, CHCB + CICS-UBI, AIBILI + CNC.IBILI + CHUC, CIC-CAML, FFULisboa e APDP + CEDOC/FCM-UNL.

Numa segunda área, designada "Open Innovation Spot - Como colaborar com…", empresas globais deram a conhecer os seus programas de inovação aberta e as oportunidades que representam para Academia, PME e startups. Marcaram presença AstraZeneca, Bayer, Janssen, Medtronic, Pfizer, Roche e Siemens.

Numa outra área, denominada "Balcão FAQ's", representantes de GPPQ, Portugal Ventures, Infarmed, INPI, ANI/EEN e AICEP deram resposta a algumas questões frequentes: Como financiar projetos de I&D? Como realizar ensaios clínicos? Como registar uma patente? Como estabelecer parcerias internacionais?

O Mercado incluiu ainda o "Espaço ANI - Rede EEN", destinado a acolher reuniões one-to-one entre os participantes, assim como para dar a conhecer os serviços da Enterprise Europe Network. Este Espaço reuniu 130 participantes para a realização de 220 reuniões one-to-one (mais informações disponíveis no website da ANI - aqui).

Ao longo do dia, mais de 400 pessoas assistiram e participaram na VI Conferência Anual do HCP e no Mercado de Inovação Aberta em Saúde.

HCP_VI-Conf-Anual_f11.png

HCP_VI-Conf-Anual_f12.png

HCP_VI-Conf-Anual_f13.png

 

Reveja o programa aqui.

 

Notícias na comunicação social:

 

(HCP, atualização a 1 de dezembro de 2015)