Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HCP realizou a sua VII Conferência Anual

HCP realizou a sua VII Conferência Anual

 

No dia 23 de novembro de 2016, o HCP realizou, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a sua VII Conferência Anual, subordinada ao tema "O presente e o futuro da Saúde – 4 conversas sobre os 5 P's que estão a mudar os sistemas de saúde no mundo".

A abertura da Conferência incluiu intervenções de José Manuel Rebordão, Subdiretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Presidente do Conselho Diretivo da Fundação FCUL, António Feijó, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Portela, Presidente do Health Cluster Portugal, e Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde.

HCP_VII-Conf-Anual_f01-04.png

 

A primeira conversa inscrita no programa foi dedicada à "Precisão & Predição". A dinamização esteve a cargo de Miguel Castanho, Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e o keynote adress coube a Carlos Catalão, Medical & Governmental Affairs Director da Roche Sistemas de Diagnósticos [ver apresentação]. Foram comentadores Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e Professora e Investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Luís Costa, Diretor do Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa, Diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Líder do Grupo de Oncobiologia Translacional do Instituto de Medicina Molecular.

HCP_VII-Conf-Anual_f05.png

 

Após uma pausa para café decorreu a conversa dedicada à "Prevenção". Foi dinamizador Francisco George, Diretor-Geral da Saúde [ver apresentação], e keynote speaker (intervenção pré-gravada) Gauden Galea, Diretor da Division of Noncommunicable Diseases and Promoting Health through the Life-course da WHO – Regional Office for Europe [ver apresentação]. Participou também na conversa  José Manuel Boavida, Presidente da Fundação Ernesto Roma – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal [ver apresentação].

HCP_VII-Conf-Anual_f06.png

 

Após o almoço, os trabalhos reiniciaram com a terceira conversa do dia, dedicada à "Participação". A dinamização coube a Maria Antónia de Almeida Santos, Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, e o keynote adress a Juan Fuertes, Membro da Direção do European Patients Forum [ver apresentação]. Os comentários estiveram a cargo de Luís Nunes, Assessor do Comandante-Geral e Coordenador dos Sistemas de Informação da Guarda Nacional Republicana, e de Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.

HCP_VII-Conf-Anual_f07.png

 

A última conversa abordou o "Pagamento por performance". Foi dinamizadora Marta Temido, Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, e keynote speaker Michael Mueller, Analista de Políticas de Saúde da OCDE [ver apresentação]. Os comentários estiveram a cargo de Álvaro Almeida, Professor da Universidade do Porto, e de João Pereira, Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública [apresentação brevemente disponível].

HCP_VII-Conf-Anual_f08.png

 

O programa foi fechado com as conclusões sobre "Os 5 P's em Portugal", com intervenções de Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, e de José Carlos Lopes Martins, Membro da Direção do Health Cluster Portugal.

HCP_VII-Conf-Anual_f09.png

 

Ao longo do dia, cerca de 250 pessoas assistiram e participaram nos trabalhos da Conferência.

HCP_VII-Conf-Anual_f10.png

 

(Re)veja o programa da Conferência aqui.

 

(HCP, 24 de novembro de 2016)

 

Atualização diária de notícias, eventos, estudos, oportunidades de financiamento, procuras de parceiros, ofertas de tecnologias e anúncios de emprego/bolsas nos grupos do HCP no LinkedIn®  mais informações e links para inscrição em http://healthportugal.com/Quem%20somos/linkedin