Personal tools
You are here: Home Notícias HCP realizou nova edição dos Encontros com a Inovação em Saúde e do Mercado de Inovação Aberta em Saúde

HCP realizou nova edição dos Encontros com a Inovação em Saúde e do Mercado de Inovação Aberta em Saúde

 

O HCP realizou, a 4 de abril de 2018, no Porto, mais uma edição dos "Encontros com a Inovação em Saúde", subordinada ao tema "Novas agendas de investigação e inovação para a Saúde do futuro".

A edição deste ano, que assinalou o décimo aniversário do HCP, teve início com a apresentação "10 anos de Health Cluster Portugal", a cargo do Diretor Executivo do HCP, Joaquim Cunha.

HCP_EIS2018_i01.png

 

Procurando antecipar os próximos dez anos, seguiram-se no programa três sessões temáticas sobre áreas que se destacarão na Saúde do futuro, designadamente, "Medicina de Precisão & Saúde Digital", "Terapias Avançadas & Novas Vacinas", e "Nanomedicina & Bioeletrónica". Em cada das sessões, coube a um destacado representante de uma empresa global um keynote address sobre a sua visão para o futuro da respetiva área. Para além disso, as sessões incluíram também um conjunto de flash presentations a cargo de investigadores e empreendedores que, trabalhando nessas áreas, a partir de Portugal, estão a contribuir para a construção da Saúde do futuro.

A primeira das sessões, dedicada a "Medicina de Precisão & Saúde Digital", teve como keynote speaker Luis Lasalvia (Vice-President & Global Medical Officer, Siemens Healthineers), incluindo também flash presentations efetuadas por Ana Teresa Freitas (CEO, HeartGenetics), André Eiras dos Santos (COO e Co-fundador, SWORD Health) [ver apresentação], Fátima Carneiro (Professora, FMUP; Investigadora, Ipatimup/i3S; Membro da Equipa de Coordenação, Projeto DOCnet) [ver apresentação], e José Pedro Almeida (Diretor do Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados, Centro Hospitalar de São João).

HCP_EIS2018_i02.png

HCP_EIS2018_i03.png

HCP_EIS2018_i04.png

HCP_EIS2018_i05.png

HCP_EIS2018_i06.png

 

Seguiu-se a sessão "Terapias Avançadas & Novas Vacinas", com o keynote address a cargo de David Andrews (Director of Pre-clinical Scientific Alliances, AstraZeneca), e flash presentations por António Mendes (Investigador, iMM), Olga Borges (Investigadora, CNC) [ver apresentação], Paula Alves (CEO, iBET) [ver apresentação], e Rui Amandi de Sousa (CEO, Stemmatters) [ver apresentação].

HCP_EIS2018_i07.png

HCP_EIS2018_i08.png

HCP_EIS2018_i09.png

HCP_EIS2018_i10.png

HCP_EIS2018_i11.png

 

Depois de uma pausa para café e networking, teve lugar a sessão "Nanomedicina & Bioeletrónica", com o keynote address por Phil L'Huillier (Head of Business Development - Europe & Middle East, MSD), e flash presentations por Bruno Sarmento (Investigador, INEB/i3S) [ver apresentação], Helena Florindo (Investigadora, FFULisboa), Paulina Piairo (Investigadora, INL), e Vera Dantas Moura (CEO, TREAT U) [ver apresentação].

HCP_EIS2018_i12.png

HCP_EIS2018_i13.png

HCP_EIS2018_i14.png

HCP_EIS2018_i15.png

HCP_EIS2018_i16.png

 

O momento seguinte no programa consistiu numa sessão solene de abertura, com intervenções de Salvador de Mello, Presidente do HCP, e de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação.

HCP_EIS2018_i17.png

HCP_EIS2018_i18.png

 

Após uma pausa para almoço, a tarde foi dedicada à mesa-redonda "Agenda de Investigação & Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação", organizada em colaboração com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Houve lugar a uma apresentação das "Agendas Temáticas de Investigação e Inovação", proferida por Paulo Ferrão, Presidente da FCT, e uma apresentação da "Agenda de Investigação & Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação", efetuada por um dos seus coordenadores, Luís Soares, Diretor de Estratégia do HCP [ver apresentação].

HCP_EIS2018_i19.png

HCP_EIS2018_i20.png

 

Seguiu-se um debate sobre os subtemas prioritários, os desafios, as oportunidades e os objetivos da Agenda, com um painel composto por Alexandra Alves (Coordenadora do Grupo de Trabalho de Investigação Clínica, APORMED),  Cláudia Furtado (Diretora da Direção de Informação e Planeamento Estratégico e Direção de Avaliação de Tecnologias de Saúde, INFARMED), Filipe Assoreira (Presidente, P-BIO), José Antunes (Coordenador do Grupo de Trabalho de Investigação Clínica, APIFARMA), e Micaela Seemann Monteiro (Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde e Coordenadora do Centro de Contacto do SNS, SPMS).

HCP_EIS2018_i21.png

HCP_EIS2018_i22.png

HCP_EIS2018_i23.png

HCP_EIS2018_i24.png

HCP_EIS2018_i25.png

 

O programa incluiu ainda uma sessão de assinatura de um Protocolo de Cooperação entre HCP e ANI – Agência Nacional de Inovação, com o objetivo de dinamizar o apoio à inovação e à internacionalização das empresas portuguesas na área da Saúde, através dos serviços da rede Enterprise Europe Network (EEN-Portugal). Assinaram o protocolo, em representação da ANI, os Administradores Isabel Caetano e Nuno Lúcio e, em representação do HCP, Salvador de Mello e Joaquim Cunha.

HCP_EIS2018_i26.png

 

O encerramento do Encontro esteve a cargo do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

HCP_EIS2018_i27.png

 

Ao longo de todo o dia, e em paralelo com o Encontro, teve lugar o "Mercado de Inovação Aberta em Saúde". Tratou-se de uma organização conjunta de HCP (no âmbito da TRIS-HCP) e ANI – Agência Nacional de Inovação / Enterprise Europe Network, cujos principais objetivos passaram por dar a conhecer um pouco do que de melhor se faz em Portugal em I&D e Inovação em Saúde, e por fomentar o encontro entre potenciais parceiros científicos, clínicos, tecnológicos e empresariais.

Na área denominada "Showcase SciPort Live" foi dada a conhecer a oferta de projetos e serviços de I&D de Centros Académicos Clínicos e outras instituições portuguesas. Marcaram presença: Centro Académico Clínico das Beiras, Centro Académico Clínico de Coimbra CHUC – UC, Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, Centro Clínico Académico — Braga, Centro Universitário de Medicina FMUP – CHSJ, e iNOVA4Health.

Numa segunda área, designada "Open Innovation Spot - Como colaborar com…", empresas globais associadas do HCP deram a conhecer os seus programas de inovação aberta e as oportunidades que representam para Academia, PME e startups. Marcaram presença: Janssen e Medtronic.

Numa outra área, denominada "Meet the Startups", foram dadas a conhecer as tecnologias e produtos inovadores desenvolvidos por startups / pequenas empresas associadas do HCP. Registaram-se as presenças de: HLTSYS, IS4H, Labfit e VirtualCare.

O Mercado incluiu ainda o "Espaço ANI–EEN", que acolheu o "Health Innovation Market – Portugal 2018". Este espaço, dinamizado pela ANI e pela EEN, mobilizou 70 participantes em mais de uma centena de reuniões bilaterais (mais informações disponíveis em http://healthmarketportugal.talkb2b.net/).

Ao longo do dia, cerca de 300 pessoas assistiram e participaram nos "Encontros com a Inovação em Saúde" e no "Mercado de Inovação Aberta em Saúde".

HCP_EIS2018_i28.png

HCP_EIS2018_i29.png

 

Na comunicação social:

 

(HCP, 9 de abril de 2018)

 

Atualização diária de notícias, eventos, estudos, oportunidades de financiamento, procuras de parceiros, ofertas de tecnologias e anúncios de emprego/bolsas nos grupos do HCP no LinkedIn®  mais informações e links para inscrição em http://healthportugal.com/Quem%20somos/linkedin