Personal tools
You are here: Home Notícias HCP realizou nova edição dos "Encontros com a Inovação em Saúde" e do "Mercado de Inovação Aberta em Saúde"

HCP realizou nova edição dos "Encontros com a Inovação em Saúde" e do "Mercado de Inovação Aberta em Saúde"

 

O HCP realizou, a 4 de abril de 2019, nas instalações do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, a 8.ª edição dos "Encontros com a Inovação em Saúde", este ano intitulada "From pipelines to market: accelerating innovation and creating value through public-private partnerships and procurement".

A abertura do evento coube a Lars Montelius (INL) e a Salvador de Mello (HCP).

HCP_EIS2019_i01.pngHCP_EIS2019_i02.png

 

O keynote address do Encontro foi proferido por Kristin-Anne Rutter (McKinsey & Company) [ver apresentação], que trouxe uma visão internacional sobre como melhorar o acesso à inovação mantendo a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

HCP_EIS2019_i03.png

 

Seguiram-se no programa três sessões temáticas, que tiveram como mote o papel da inovação no combate às doenças – designadamente, doenças neurológicas, oncológicas e infeciosas. Cada uma das sessões começou com a visão de um especialista sobre o atual panorama da inovação no combate às doenças em questão, procurando também antecipar aquilo que o futuro poderá trazer. Em cada uma das sessões foram igualmente apresentados projetos e tecnologias inovadoras que estão a ser desenvolvidas por centros de investigação, hospitais, startups e outras empresas portuguesas para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças em causa.

Na primeira sessão, sobre inovação no combate às doenças neurológicas, as apresentações couberam a João Cerqueira (2CA-Braga e Sociedade Portuguesa de Neurologia), Hélder Fernandes (Bial) [ver apresentação], Maria João Saraiva (IBMC/i3S), Sofia Côrte-Real (VectorB2B) [ver apresentação] e Vítor Tedim Cruz (Neuroinova) [ver apresentação].

 

HCP_EIS2019_i04.png

HCP_EIS2019_i05.png
HCP_EIS2019_i06.png
HCP_EIS2019_i07.png
HCP_EIS2019_i08.png

 

 

Após uma pausa para café, a segunda sessão, que visou a inovação no combate às doenças oncológicas, contou com apresentações de João Mouta (Roche) [ver apresentação], Diana Veiga (Neadvance) [ver apresentação], Gustavo Bacelar (VirtualCare) [ver apresentação], João Santos (IPO-Porto) [ver apresentação] e Lorena Diéguez (RUBYnanomed e INL).

HCP_EIS2019_i09.png

HCP_EIS2019_i10.pngHCP_EIS2019_i11.png
HCP_EIS2019_i12.pngHCP_EIS2019_i13.png

 

A terceira sessão, sobre inovação no combate às doenças infeciosas, incluiu apresentações efetuadas por João Paulo Gomes (INSA), Amélia Pilar Rauter (CiênciasULisboa), Bruno Santos (Immunethep), Cidália Pina-Vaz (FASTinov) [ver apresentação] e Diana Pires (ihcare).

HCP_EIS2019_i14.png

HCP_EIS2019_i15.pngHCP_EIS2019_i16.png
HCP_EIS2019_i17.pngHCP_EIS2019_i18.png

 

Após pausa para almoço, decorreu uma mesa-redonda sobre como acelerar a inovação e criar valor através de parcerias público-privadas e procurement, sob moderação de António Bob Santos (ANI) e com um painel composto por Filipa Fixe (Glintt), Hagit Schwimmer (ISERD), João Ferreira (Hospital de Braga) e Rita Marques (Portugal Ventures).

HCP_EIS2019_i19.png

 

O encerramento dos trabalhos coube à Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

HCP_EIS2019_i20.png

 

Ao longo de todo o dia, e em paralelo com o Encontro, teve lugar a 4.ª edição do "Mercado de Inovação Aberta em Saúde". Tratou-se de uma organização conjunta de HCP e ANI – Agência Nacional de Inovação / Enterprise Europe Network, com a colaboração do INL, cujos principais objetivos passaram por dar a conhecer um pouco do que de melhor se faz em Portugal em I&D e Inovação em Saúde, e por fomentar o encontro entre potenciais parceiros científicos, clínicos, tecnológicos e empresariais.

Na área denominada "Showcase SciPort Live" foi dada a conhecer a oferta de projetos e serviços de I&D de institutos, centros académicos clínicos e centros de interface portugueses. Marcaram presença: 2CA-Braga, AIBILI, CHCB/CACB, CHUP, FCUL, Fraunhofer Portugal, i3S, INEGI, INESC TEC, INL e NOVA/Value4Health.CoLAB.

Numa segunda área, designada "Open Innovation Spot - Como colaborar com…", empresas globais associadas do HCP deram a conhecer os seus programas de inovação aberta e as oportunidades que representam para Academia, PME e startups. Marcaram presença: Janssen, Medtronic e MSD.

Numa outra área, denominada "Meet the Startups", foram dadas a conhecer as tecnologias e produtos inovadores desenvolvidos por startups / pequenas empresas associadas do HCP. Registaram-se as presenças de: HLTSYS, Inovapotek e Sensing Future.

Uma quarta área acolheu incubadoras/aceleradoras, com a presença de: EIT Health InnoStars, Grow Health e UBImedical.

O Mercado incluiu ainda o espaço "B2B ANI-EEN", que acolheu o "Health Innovation Market – Portugal 2019". Este espaço, dinamizado pela ANI e pela EEN, mobilizou cerca de 130 participantes, de 18 países, em aproximadamente duas centenas de reuniões bilaterais (mais informações disponíveis em https://healthinnovationportugal2019.b2match.io/).

Ao longo do dia, perto de 300 pessoas assistiram e participaram no Encontro e no Mercado. O nível de satisfação global, apurado por inquérito online subsequente, foi de 3,6 (numa escala de 1 a 4).

HCP_EIS2019_i21.pngHCP_EIS2019_i22.png

 

De referir ainda que a realização dos "Encontros com a Inovação em Saúde" e do "Mercado de Inovação Aberta em Saúde" foi o pretexto para a organização de um programa complementar de missões inversas, que se estendeu entre os dias 3 e 5 de abril, envolvendo diferentes delegações internacionais – designadamente o EEN Sector Group Micro & Nano Technologies e delegações de Israel e da Galiza. O programa, que incluiu uma série de reuniões e de visitas, teve como principais organizadores a ANI e o INL, no âmbito da ação da EEN e do projeto Código+, respetivamente. O HCP, representado pelo seu Diretor de Estratégia, Luís Soares, teve oportunidade de apresentar os seus associados e o setor português da Saúde a cerca de 30 representantes de clusters, câmaras de comércio e indústria, agências de comércio e investimento, agências de inovação, universidades, centros de investigação e empresas dos diversos países representados.

 

Mais apresentações e mais fotografias brevemente disponíveis.

 

Reveja o programa do Encontro e informações sobre os oradores e as apresentações em http://healthportugal.com/noticias/hcp-encontros-com-a-inovacao-em-saude-meetings.

 

(HCP, atualizado a 16 de abril de 2019)