Personal tools
You are here: Home Notícias HCP realizou nova edição dos Encontros com a Inovação em Saúde e do Mercado de Inovação Aberta em Saúde

HCP realizou nova edição dos Encontros com a Inovação em Saúde e do Mercado de Inovação Aberta em Saúde

 

O HCP realizou, no dia 29 de março de 2017, no I3S, Porto, mais uma edição dos Encontros com a Inovação em Saúde, subordinada ao tema "Improving health and wealth through innovation".

A sessão de abertura contou com intervenções de Luís Portela, Presidente do HCP, José Carlos Caldeira, Presidente da ANI, e João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria.

HCP_EIS2017_f01.png

 

A primeira apresentação, intitulada "Improving health and wealth through innovation", esteve a cargo de Luís Portela.

Seguiu-se a apresentação "Enterprise Europe Network: fostering cooperation between potential partners in the medical sector", que coube a Juan J. Carmona Schneider, Responsável do Healthcare Sector Group da Enterprise Europe Network, e Bibiana Dantas, Gestora de Projetos de Inovação e Empreendedorismo da ANI e Coordenadora da Enterprise Europe Network em Portugal.

HCP_EIS2017_f02.png

 

Os trabalhos prosseguiram com a mesa-redonda "Taking innovation out of the lab: How can open innovation and open science help to boost translational and clinical research?", sob moderação de José Antunes, Diretor Médico e Regulamentar da Janssen, e com a participação de Ana Barbas, Membro do Departamento Médico da Bayer Portugal e Responsável pelo Laboratório Satélite da Bayer no iBET, Ana Sanchez, Membro do Conselho Diretivo da FCT, e Sérgio Simões, Vice-Presidente da Bluepharma e Professor da Universidade de Coimbra.

HCP_EIS2017_f03.png

 

Seguiu-se, durante a pausa para café, um momento de networking e de visita ao Mercado de Inovação Aberta em Saúde.

HCP_EIS2017_f04.png

 

Os trabalhos foram retomados com a mesa-redonda "Bringing innovation to market: Can technology procurement and assessment become more innovation-friendly?". A moderação esteve a cargo de Artur Trindade Mimoso, Vogal do Conselho de Administração da SPMS, e integraram o painel Cláudia Furtado, Diretora da Direção de Avaliação das Tecnologias de Saúde do Infarmed, João Gonçalves, Secretário-Geral da APORMED, Maria da Conceição Portela, Investigadora do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e Rogério Gaspar, Professor do iMed.ULisboa – Instituto de Investigação do Medicamento / Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

HCP_EIS2017_f05.png

 

Após o período de almoço teve lugar a última mesa-redonda do programa, intitulada "Delivering innovation to users: How to take the most from digital innovation, big data and real world data to improve health and care?". A moderação coube a Maria Helena Monteiro, Membro do Grupo Permanente da Saúde da APDSI, e participaram na discussão Filipa Fixe, Diretora de Healthcare da Glintt, José Pedro Almeida, Diretor de Analytics & Data Science do Centro Hospitalar de São João, Pedro Batista, do Departamento de Sistemas de Informação da SPMS, e Vítor Tedim Cruz, CEO da Neuroinova, Membro da Direção da SPAVC e Neurologista da ULSM.

HCP_EIS2017_f06.png

 

Ao longo de todo o dia, e em paralelo com o Encontro, teve lugar o Mercado de Inovação Aberta em Saúde. Tratou-se de uma organização conjunta de HCP (no âmbito da TRIS-HCP), ANI – Agência Nacional de Inovação, Enterprise Europe Network, U.Norte Inova, Projeto Helium e I3S, cujos principais objetivos passaram por dar a conhecer o que se faz de melhor em Portugal em I&D e Inovação em Saúde, e por fomentar o encontro entre potenciais parceiros científicos, clínicos, tecnológicos e empresariais.

Na área denominada "Showcase SciPort Live" foi dada a conhecer a oferta de tecnologias, projetos e serviços de I&D de institutos, universidades, hospitais, centros médicos académicos e CROs que integram o HCP e a TRIS-HCP, designadamente: 2CA-Braga, AIBILI, Blueclinical, CHCB, CHLC, CNC, Eurotrials, FFCUL, FMUP, I3S, INEGI e U.Norte Inova.

Numa segunda área, designada "Open Innovation Spot - Como colaborar com…", empresas globais associadas do HCP deram a conhecer os seus programas de inovação aberta e as oportunidades que representam para Academia, PME e startups. Marcaram presença: Bayer, Janssen, Medtronic e Novartis.

Numa outra área, denominada "Meet the Startups", foram dadas a conhecer as tecnologias e produtos inovadores desenvolvidos por startups e pequenas empresas associadas do HCP. Registaram-se as presenças de: BMD, HeartGenetics, HLTSYS, ihcare, IS4H e VirtualCare.

O Mercado incluiu ainda o "Espaço ANI–EEN", que acolheu o "Portugal - Europe Healthcare Innovation Matchmaking Event". Este espaço, dinamizado pela ANI e pela EEN, mobilizou mais de 150 participantes, oriundos de 13 países, em centenas de reuniões one-to-one (mais informações disponíveis em http://www.healthcareinnovation2017.talkb2b.net/).

Ao longo do dia, mais de 300 pessoas assistiram e participaram nos Encontros com a Inovação em Saúde e no Mercado de Inovação Aberta em Saúde.

HCP_EIS2017_f07.png

 

Reveja o programa detalhado aqui.

 

 

(HCP, 3 de abril de 2017)