Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias HPP Saúde promove debate sobre Seguros de Responsabilidade Civil Médica

HPP Saúde promove debate sobre Seguros de Responsabilidade Civil Médica

26 de Novembro, às 18h30, na Sala de Conferências do Hotel Faro Algarve


Qual a necessidade do seguro de responsabilidade civil médica? Qual a relação entre o seguro e a responsabilidade directa e pessoal do médico e/ou da instituição hospitalar? Estes serão alguns dos temas centrais da próxima conferência a organizar pela HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no próximo dia 26 de Novembro, às 18h30, na Sala de Conferências do Hotel Faro.

O debate do tema 'Seguros de Responsabilidade Civil Médica' é convidativo à participação não só dos profissionais de saúde, como do público em geral que diariamente é confrontado com a necessidade de contactar de perto com a realidade da prestação de cuidados de saúde em Portugal, quer seja no sector público quer seja no privado.

A conferência irá ter como orador a Mestre Maria Manuel Veloso, da Faculdade de Direito de Coimbra, e será moderada, pela Dra. Ana Cristina Sabrosa, Provedora do Cliente dos Hospitais HPP Saúde no Algarve. Pretende abordar, entre outros aspectos do seguro de responsabilidade civil médica: as tipologias de seguros vigentes no ordenamento jurídico português e debruçar-se sobre as condições gerais, as condições especiais e as cláusulas de exclusão que neles estão geralmente presentes, facultando uma explicação detalhada sobre a modelação da cobertura do seguro. Por fim, o encontro irá abordar a dinâmica de uma queixa relativa a danos decorrentes do exercício da actividade médica, de molde a compreender o papel do segurador de responsabilidade civil nas várias etapas que podem ocorrer após a apresentação da queixa (ainda que meramente extrajudicial).

O ciclo de conferências que pretende debater as áreas do direito e da medicina nasce no âmbito da criação do Provedor do Cliente no HPP Hospital Santa Maria de Faro e no HPP Hospital São Gonçalo de Lagos. Tem como objectivo divulgar e promover o diálogo entre os vários profissionais ligados às áreas da saúde e do direito, na região do Algarve, colocando no centro da sua preocupação as pessoas que procuram os serviços de saúde e as suas necessidades.

O Ciclo de Conferências, com colaboração da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados irá ainda debater nos próximos meses, e até Fevereiro de 2011, os seguintes temas:

  - 13 de Dezembro de 2010: Responsabilidade Disciplinar

  - 21 de Janeiro de 2011: Responsabilidade Penal Médica e Responsabilidade em Equipa

  - 25 de Fevereiro de 2011: Consentimento Informado

 

Ver convite

 

(HPP Saúde, 15 de Novembro de 2010)