Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Laborial vence Prémio de Inovação na ContaminExpo 2013

Laborial vence Prémio de Inovação na ContaminExpo 2013

 

A superfície de trabalho interativa para laboratórios Blautouch, desenvolvida pela Laborial e distribuída em França pela Sterigene, obteve o primeiro lugar num concurso de inovação organizado pela associação Francesa ASPEC e pela revista Salles Propres a propósito da 13.ª exposição ContaminExpo, evento de referência a nível mundial na área dos ambientes controlados, que teve lugar entre os dias 26 e 28 de Março em Paris.

O Júri do prémio foi constituído por membros do conselho científico e membros permanentes da Aspec, pelo secretário do conselho científico da Aspec e de um representante da revista Salles Propres. O prémio na categoria "elementos constituintes da sala limpa", condecora a iniciativa e o esforço da Laborial no desenvolvimento de soluções inovadoras para os laboratórios. A Blautouch é uma superfície de trabalho interativa para laboratórios que permite substituir os computadores, teclados e ratos que são grandes focos de contaminação existentes em espaços críticos. Este produto foi desenvolvido segundo as mais recentes diretrizes do "hygienic design" e é constituído por materiais resistentes aos reagentes e aos desinfetantes mais agressivos, sendo neste momento uma das soluções mais limpas e eficazes a nível mundial no que diz respeito ao acesso a equipamentos computacionais em laboratórios e salas limpas.

A Blautouch resulta do projeto de IDI "Intellab - Laboratórios Inteligentes" desenvolvido pela Laborial em parceria com a FEUP e com a Edigma, no âmbito do QREN, e do qual resultou também um sistema de monitorização e controlo avançado para laboratórios, o Advanlab.

O produto, já instalado em alguns laboratórios, tem vindo a ser referenciado pela imprensa internacional como um marco no que diz respeito à integração de equipamentos informáticos e tem neste prémio o ponto mais alto desde o seu lançamento.

Para José Branco, administrador da Laborial, este prémio "constitui o reconhecimento internacional da visão e do investimento feito pela Laborial nos últimos anos em IDI na procura de soluções que resolvam problemas críticos dos espaços laboratoriais".

A Laborial é uma empresa especializada no fornecimento de soluções para laboratórios, que tem como áreas de negócio o mobiliário técnico e equipamentos de laboratório, os projetos de engenharia e a elaboração de projetos integrados para laboratórios, bem como novas soluções tecnológicas para estes espaços. Neste momento ocupa o lugar cimeiro do seu segmento de mercado em Portugal e tem uma estratégia fortemente orientada para os mercados internacionais, estando presente em vários países.

A ASPEC (Association pour la prévention et l’étude de la contamination) é o organismo francês de referência no domínio das salas brancas. Esta associação tem cerca 900 membros do universo das salas limpas com um objetivo comum que é a discussão e análise dos problemas de contaminação de partículas, química e biológica.

A revista Salles Propres é uma revista francesa com lançamento bimestral que existe desde 1998 e foi criada pela ASPEC em conjunto com a PYC Édition de forma a a dar a conhecer todas as notícias e desenvolvimentos nas áreas da contaminação de partículas, química e biológica.

Do comité de redação da revista fazem parte vários especialistas nomeados pela ASPEC que garantem o valor técnico e científico da revista.

 

(Laborial, 4 de abril de 2013)