Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Novo teste genético para doentes com Cancro Colo-Rectal

Novo teste genético para doentes com Cancro Colo-Rectal

O IPATIMUP tem disponível um novo teste genético para doentes com Cancro Colo-Rectal metastático. Este teste permite detectar quais os doentes que melhor vão responder aos tratamentos.

 

Um simples teste, na altura do diagnóstico ao Cancro Colo-Rectal, permite prever quais os doentes que vão responder aos tratamentos. O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, IPATIMUP, já disponibiliza o teste KRAS que permite aos médicos decidir qual a melhor terapêutica a administrar aos seus doentes.

O teste KRAS é positivo em cerca de 60% dos doentes com cancro colo-rectal. O teste KRAS permite uma medicina personalizada, uma abordagem terapêutica definida especificamente para cada indivíduo e irá mudar o tratamento desta doença, com elevadas taxas de resposta e aumento da sobrevida, ao mesmo tempo que permite minimizar os custos com os tratamentos da doença.

Não se trata de um exame invasivo, pois é realizado no material já existente que o médico recolheu aquando do diagnóstico. Demora cerca de uma semana para se saber qual o resultado.

 

Sobre o Cancro Colo-Rectal:

Na Europa, o Cancro Colo-Rectal apresenta uma incidência anual de cerca de 13% - 376 mil casos. Em Portugal estima-se que existam mais de 6.000 novos casos por ano. Estima-se que apenas 3, em cada 100 pessoas com Cancro Colo-Rectal metastizado (CCRm), sobrevivam por mais de 5 anos.

 

(IPATIMUP, 7 de Agosto de 2009)