Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Plataforma Portuguesa de Apoio à IMI

Plataforma Portuguesa de Apoio à IMI

 

A Iniciativa Tecnológica Conjunta “Innovative Medicines Initiative” (IMI) [Criada pelo Regulamento (CE) n.º 73/2008 do Conselho, de 20 de Dezembro de 2007 – OJ L30/38, 4.2.2008] tem por objectivo transformar a Europa no líder mundial da investigação farmacêutica, numa lógica de benefício para os doentes, a sociedade e a economia, através da resolução dos entraves que limitam o actual processo de desenvolvimento de novos medicamentos.

O programa estimula a criação de parcerias que agreguem competências complementares, e de excelência, à escala europeia, envolvendo designadamente:
 - Instituições de Ensino Superior
 - Institutos de IDT&I (Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação)
 - Empresas farmacêuticas
 - Associações de doentes
 - Entidades reguladoras.

Coloca-se assim às entidades Portuguesas o desafio da criação de uma estrutura capaz de mobilizar e apoiar os potenciais participantes portugueses, veicular as suas manifestações de interesse, e identificar potenciais parcerias de sucesso no espaço europeu, ao nível das quais se possam integrar essas manifestações de interesse. Esta estrutura poderia também acompanhar o processo de preparação de candidaturas e execução dos projectos.

Este desafio poderia ser concretizado através da criação de uma associação informal, designada no presente como “Plataforma Portuguesa de Apoio ao IMI” (doravante Plataforma).

Atendendo à proximidade da data limite para a submissão de expressões de interesse ao primeiro convite à apresentação de propostas, Call IMI 2008 (15 de Julho pf.), urge:

 1. Mobilizar e agregar todas as entidades Portuguesas disponíveis para colaborar na criação desta Plataforma;

 2. Montar uma estrutura operacional capaz de:
    a. Recolher as expressões de interesse dos potenciais participantes nacionais, de preferência através de um portal Web, com níveis de segurança adequados;
    b. Divulgar a disponibilidade dos participantes Portugueses para se associarem a consórcios com possibilidades de sucesso;
    c. Apoiar a elaboração das candidaturas dos participantes nacionais.

Neste sentido, a APIFARMA, o INFARMED, o Health Cluster Portugal (que agrega a maioria das universidades e centros de I&D), decidiram trabalhar em conjunto com o Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT (GPPQ), com o intuito de arrancar com a Plataforma atrás referida, por forma a majorar a participação portuguesa nesta Iniciativa Tecnológica Conjunta, e nas oportunidades por esta apresentadas.

Este grupo de arranque estará aberto à integração de novos membros que se queiram associar à Plataforma, pretendendo-se alcançar os seguintes objectivos a curto e médio prazo:
 1. Ajudar os grupos portugueses interessados a participar no maior número possível de consórcios concorrentes aos 18 tópicos abertos a concurso em 2008, divulgando informação, esclarecendo dúvidas e ajudando a ultrapassar dificuldades;
 2. Promover a formação de lideranças nacionais de consórcios concorrentes e ganhadores a pelo menos um dos tópicos abertos a concurso;
 3. Divulgar em Portugal consórcios internacionais em formação, para que os grupos nacionais interessados nos tópicos lhes possam fazer chegar propostas concretas de colaboração;
 4. Disponibilizar aos consórcios internacionais informação sobre grupos portugueses que trabalham em cada um dos tópicos, respectivas competências e  capacidades, e que estejam interessados em participar em propostas conjuntas, para possibilitar o estabelecimento de contactos.

Para este efeito, a Plataforma estará ligada em rede às iniciativas congéneres existentes nos outros Estados da União Europeia.

Para a sistematização dos interesses nacionais, e internacionais, supramencionada foi já criado um portal WEB, sediado na Reitoria da Universidade do Porto, e brevemente disponível em www.imiportugal.pt.


Mais informações:
IMI - http://imi.europa.eu
APIFARMA - www.apifarma.pt
GPPQ – www.gppq.mctes.pt
HCP - http://www.healthportugal.com/
INFARMED - http://www.infarmed.pt/