Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias "Portugal na vanguarda farmacêutica mundial: Hovione parceira em 10% das aprovações de produtos novos pelo FDA"

"Portugal na vanguarda farmacêutica mundial: Hovione parceira em 10% das aprovações de produtos novos pelo FDA"


«Loures, 17 de Fevereiro de 2012. A Hovione anunciou hoje que pela terceira vez num ano, as autoridades de saúde Americanas aprovaram um produto farmacêutico fabricado pela Hovione. Sabendo que o FDA (Food and Drug Administration) só aprova cerca de 30 produtos inovadores anualmente, os laboratórios multinacionais estão cada vez mais criteriosos na selecção de parceiros industriais e a Hovione tem sido contratada, de forma crescente, para assumir a responsabilidade de fabrico do princípio activo contido no medicamento. Como medicamentos novos, cabe à Hovione o desenvolvimento completo do processo de fabrico, em condições de pureza e qualidade aceites pelo mercado americano e pelas suas autoridades.

Os produtos agora aprovados são extraordinariamente inovadores. Em 2011 a Empresa recebeu primeiro a aprovação de um medicamento revolucionário para a cura de doenças infecciosas do fígado, seguida pela de um novo antibiótico e, neste último mês, talvez o mais importante deles todos, para tratamento de uma deficiência genética ao nível dos pulmões em que, pela primeira vez, não se tratam as manifestações da doença, mas sim a sua causa. A Hovione estima que estes produtos venham a representar €40 milhões de vendas anuais para a Empresa.

Dois dos produtos são fabricados com uma tecnologia de engenharia de partículas distinguida com o Prémio COTEC Inovação em 2009.

“O que é de realçar”, disse Peter Villax, Vice-Presidente da Empresa e vogal da direcção do Health Cluster Portugal, “é que estes sucessos têm um rosto – o cientista português – que tem uma capacidade invulgar, tanto para fazer descobertas teóricas, como depois para as aplicar à realidade industrial. Peter Villax distinguiu ainda o papel decisivo das nossas universidades e as políticas acertadas seguidas por inúmeros governos no que toca a bolsas de doutoramento. “Sem este talento a Hovione não estaria, em Loures, a trabalhar para os laboratórios farmacêuticos mais inovadores do mundo”, disse.

A HOVIONE é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, com 52 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de substâncias activas farmacêuticas. Com cinco fábricas, em Portugal, Estados Unidos da América, Macau, China e Irlanda, a Empresa emprega mais de 1100 colaboradores, dos quais 180 investigadores e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo.»


(Hovione, 17 de Fevereiro de 2012)