Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Primeiro medicamento biológico português com autorização da FDA para entrada em ensaios clínicos

Primeiro medicamento biológico português com autorização da FDA para entrada em ensaios clínicos

 

A TECHNOPHAGE, uma empresa de biotecnologia sedeada em Lisboa, Portugal, anuncia hoje que recebeu autorização da U.S. Food and Drug Administration (FDA) à candidatura apresentada (Investigational New Drug (IND)) tendo em vista a entrada em ensaios em humanos do seu produto TP-102 – uma preparação de bacteriófagos para o tratamento de úlceras crónicas, incluindo do pé diabético infectado.

Esta autorização irá permitir à TechnoPhage iniciar ensaios clínicos, confirmando a segurança e eficácia destes produtos terapêuticos, após o sucesso da demonstração em ambiente laboratorial. Presentemente, não existem no mercado medicamentos de aplicação tópica dirigidos especificamente ao pé diabético infectado. Neste sentido, a Technophage irá colmatar uma necessidade médica não satisfeita por nenhum medicamento disponível no mercado, prevendo-se um impacto muito significativo no bem-estar destes doentes.

Os produtos inovadores de base bacteriofágica têm sido desenvolvidos ao longo dos últimos oito anos através de uma colaboração conjunta entre a TechnoPhage e a Tecnifar, uma empresa farmacêutica portuguesa. O alcance desta importante fase do ciclo de desenvolvimento do novo produto resulta do forte compromisso assumido por ambas as empresas e corresponde a um feito único no panorama nacional do sector da biotecnologia.

"Esta autorização de entrada em fases clínicas dada pela FDA para o nosso produto TP-102 representa um passo muito importante no percurso da TechnoPhage que tem como objectivo tornar-se um player relevante no sector da biotecnologia a nível global. Este milestone, agora alcançado, é fruto de uma parceria de longa data entre a TechnoPhage e a Tecnifar, empresa farmacêutica que revelou desde início um forte compromisso com os projectos relacionados com terapia fágica, o que tem sido fundamental para o sucesso atingido." (Miguel Garcia, CEO)

 

Sobre a TechnoPhage

A TechnoPhage (www.technophage.pt) é uma empresa de biotecnologia orientada para a I&D de novas moléculas em diversas indicações terapêuticas. Os laboratórios da empresa estão localizados no perímetro do Instituto de Medicina Molecular com o qual a TechnoPhage estabeleceu um protocolo de colaboração científica.

A estratégia da empresa baseia-se na utilização de diversas plataformas tecnológicas de forma a identificar novas moléculas com potencial terapêutico em diversas áreas. Após a identificação das moléculas estas iniciam as fases de desenvolvimento.

Presentemente a empresa tem em curso, no seu pipeline, 11 programas de novas moléculas terapêuticas, estando uma dessas moléculas nas últimas fases de ensaios pré-clínicos para o tratamento de artrite.

Em Maio de 2014 a TechnoPhage assinou dois importantes acordos de colaboração científica para o desenvolvimento conjunto de novos fármacos com a Universidade de Macau e com o Instituto de Matéria Médica de Xangai.

 

Para mais informação, por favor contacte:
Mariana Pereira | Telefone: +351 931647928 | email: mpereira@technophage.pt

 

(TechnoPhage, 24 de julho de 2014)