Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Programa de Formação em Medicina Farmacêutica na Universidade de Aveiro

Programa de Formação em Medicina Farmacêutica na Universidade de Aveiro

 

Segundo a "gap analysis" do sistema científico europeu realizada no âmbito da Innovative Medicines Initiative (IMI), uma das causas mais importantes para a crise de produtividade e estagnação do I&D biofarmacêutico (incluindo o muito falado "deficit de translação") é a falta de recursos humanos qualificados nalgumas disciplinas, uma das quais a é "medicina farmacêutica".

Com o endorsement da Associação dos Médicos Portugueses da Indústria Farmacêutica (AMPIF), a qual ajudou na concepção e apoia a organização, a Universidade de Aveiro implementou um "Programa de Formação em Medicina Farmacêutica". O Programa está alinhado com o recente (Fevereiro de 2010) European Training Syllabus for Pharmaceutical Medicine da PharmaTrain (Pharmaceutical Medicines Training Programme) (http://www.pharmatrain.eu/), que visa desenvolver e uniformizar o ensino da medicina farmacêutica até 2013, e tem um duplo objectivo:

  - Formação ao longo da vida, satisfazendo necessidades de actualização de conhecimentos em medicina farmacêutica por profissionais activos no sector biofarmacêutico, particularmente os afectos a actividades de I&D;

  - Formação de novos recursos humanos que possam contribuir para a dinamização do I&D biofarmacêutico em Portugal, aproveitando as oportunidades emergentes que decorrem do facto de estarmos em processo de mudança dos paradigmas farmacoterapêutico (ênfase na "medicina personalizada") e de I&D e aprovação de medicamentos (Live-Licensing & In-life testing). Paradigmas esses que pressupõem um uso intensivo de ferramentas e serviços como é o caso de biomarcadores, dispositivos médicos e tecnologias de informação e comunicação.

De modo a corresponder às necessidades de diferentes públicos-alvo, o Programa contempla três modalidades diferentes de formação, correspondendo a diferentes necessidades formativas dos participantes potenciais:

  1. Mestrado em Biomedicina Farmacêutica (Masters in Pharmaceutical Biomedicine).
  2. Curso de Especialização em Medicina Farmacêutica de Longa Duração (Post-Graduate Course in Pharmaceutical Medicine): prazo de candidatura – 30 de Julho de 2010.
  3. Eventos isolados de Formação Continuada.

Parte dos eventos acontecerão em Aveiro e outros em Lisboa, para maior conveniência dos participantes.

Lecturers provenientes das autoridades reguladoras e das indústrias farmacêutica, biotecnológica, de dispositivos médicos e de serviços nacionais e internacionais serão responsáveis pela ministração dos conteúdos programáticos.

 

Mais informações disponíveis em: http://www.ua.pt/cs/PageText.aspx?id=11787

 

(Universidade de Aveiro, 27 de Julho de 2010)