Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Programas de Doutoramento FCT: abertura de concurso

Programas de Doutoramento FCT: abertura de concurso

Concurso aberto entre o dia 20 de dezembro de 2012 e as 17h00, hora de Lisboa, do dia 6 de fevereiro de 2013.

 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pretende apoiar Programas de Doutoramento competitivos a nível internacional, que contribuam para formar a próxima geração de investigadores e docentes altamente qualificados.

Os Programas de Doutoramento FCT têm como objetivo aproximar instituições de ensino superior, instituições de I&D e empresas (sempre que pertinente), de forma a:

  • Promover a formação pós-graduada de excelência, baseada em investigação internacionalmente competitiva;
  • Fomentar a colaboração e partilha de recursos entre instituições portuguesas, e contribuir para o reforço da relevância e reconhecimento internacional das instituições;
  • Dotar os estudantes de competências profissionais transversais para que se tornem cientistas de excelência e membros ativos das comunidades académica e socioeconómica em que se encontram.

 

Os Programas de Doutoramento FCT subdividem-se em três tipos:

a. Nacionais - o programa inclui no mínimo uma universidade ou instituto universitário e uma instituição de I&D, ambos portugueses.

b. Em Ambiente Empresarial – o programa inclui no mínimo uma instituição de I&D, um parceiro empresarial de I&D e uma universidade ou instituto universitário português.

c. Internacionais – o programa inclui no mínimo uma universidade ou instituto universitário, uma instituição de I&D (ambos portugueses) e uma instituição de ensino superior ou de I&D estrangeira.

 

O número de Programas de Doutoramento financiados pela FCT em cada concurso é limitado, e resultado de uma selecção por especialistas de mérito internacionalmente reconhecido.

 

Saiba mais no website da FCT (aqui).

 

(FCT, 21 de janeiro de 2013)