Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Retmarker recebe menção honrosa em prémio Produto Inovação Cotec-Unicer

Retmarker recebe menção honrosa em prémio Produto Inovação Cotec-Unicer

Retmarker é Dispositivo Médico de apoio à decisão para a área da oftalmologia desenvolvido pela Critical Health em parceria com a AIBILI - Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem

 

A Critical Health foi ontem distinguida com uma Menção Honrosa no prémio Produto Inovação COTEC-UNICER, prémio atribuído pela Associação Empresarial para a Inovação (COTEC) e UNICER, com o apoio do Jornal Expresso. Este galardão visou reconhecer o produto Retmarker, um Dispositivo Médico de suporte à decisão no domínio da oftalmologia da Critical Health, uma empresa participada da Critical SGPS, dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na prevenção da perda da visão e da mobilidade. O prémio foi entregue por Carlos Moreira da Silva e António Pires de Lima, presidente da Direcção da COTEC e presidente da Comissão Executiva da UNICER, respectivamente, inserido no programa do 7.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, subordinado ao tema "ADN do Inovador", que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril e que contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.

O Retmarker é uma solução inovadora de software, certificada recentemente enquanto "Dispositivo Médico Classe IIa" à escala Europeia. Este dispositivo médico simplifica o diagnóstico por parte dos oftalmologistas que passam a dispor de informação mais precisa e não sujeita a incorrecções decorrentes da complexidade de estimativa das áreas de lesão presentes em cada subcampo de uma retinografia (fotografia digital do fundo ocular), um meio imagiológico não invasivo, fundamental para a monitorização da progressão de diversas patologias da retina.

O Retmarker tem vindo a ser desenvolvido em conjunto com vários especialistas da AIBILI - Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, um instituto de I&D situado em Coimbra.

O Retmarker foi também recentemente premiado com o prémio Europeu de Excelência em Tecnologias de Informação (European IT Excellence Awards) em Londres.

Disponível em várias versões, o RetmarkerDR monitoriza a progressão da Retinopatia Diabética, usando algoritmos proprietários avançados que permitem aos oftalmologistas detectar e calcular taxas de aparecimento e desaparecimento de microaneurismas na retina e inferir, com a ajuda dessa informação, a evolução de uma doença, consequência da Diabetes, que é uma das causas de cegueira evitável com maior crescimento no mundo desenvolvido. O RetmarkerC permite a detecção automática de alterações na retina decorrentes de diversas patologias. Já o RetmarkerAMD é uma nova solução em desenvolvimento que possibilita efectuar a marcação digital de imagens de pacientes de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI), a principal causa de cegueira a partir dos 50 anos de idade nos países desenvolvidos.

 

Sobre a Critical Health

A Critical Health é uma "spin-off" da Critical Software e participada da Critical SGPS, dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na prevenção da perda da visão e da mobilidade. Uma das soluções desenvolvidas pela Critical Health é o Retmarker , uma ferramenta informática de suporte à decisão, disponível em várias versões, que detecta e monitoriza lesões do foro oftalmológico. Outra das inovações da empresa é a sua solução de Health Monitoring, um sistema de monitorização remota que promove melhorias consideráveis na qualidade da prestação de cuidados a idosos em residências assistidas. As soluções inovadoras da Critical Health são desenvolvidas a partir de parcerias com as melhores Universidades, Hospitais e Instituições de Investigação Científica.

 

(Critical Health, 1 de Junho de 2010)