Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias SMART-HEALTH-4-ALL | HCP dinamiza consórcio de referência para desenvolver tecnologias e serviços inovadores na área da Saúde

SMART-HEALTH-4-ALL | HCP dinamiza consórcio de referência para desenvolver tecnologias e serviços inovadores na área da Saúde

 

Desenvolver produtos e serviços inovadores nas áreas da saúde digital e das tecnologias médicas e promover a sua internacionalização são os principais objetivos do projeto "SMART-HEALTH-4-ALL | Smart medical technologies for better health and care" dinamizado pelo Health Cluster Portugal (HCP) e que agrega mais de trinta empresas nacionais e internacionais, PME, startups, centros de investigação, prestadores de cuidados de saúde e entidades do Estado, entre as quais universidades.

Apresentado ao concurso dos Programas Mobilizadores do Portugal 2020, o projeto cruza áreas de conhecimento distintas, desde as ciências médicas e da saúde até às engenharias, bem como setores high-tech, como as nanotecnologias, e tradicionais, como o têxtil, o calçado, os plásticos e o mobiliário.

Entre os produtos e serviços a desenvolver contam-se dispositivos médicos para uso pessoal e domiciliário, aplicações móveis na área da saúde e dispositivos para gestão de medicação.

O projeto visa também a especificação de novos modelos de negócio para empresas e serviços de smart health e o desenvolvimento de projetos e respetivos produtos, desde a sua conceção e produção até à comercialização.

Sendo o crescimento da despesa em saúde, associado ao envelhecimento populacional e ao aumento da prevalência de doenças crónicas, um desafio cada vez maior, a smart health assume-se como uma resposta particularmente válida e viável neste contexto. Do ponto de vista médico/clínico o enfoque do projeto incide na prevenção, diagnóstico, monitorização e tratamento/reabilitação de doenças e outras condições médicas, sobretudo de natureza crónica e/ou ligadas ao envelhecimento – incluindo doenças neurológicas, cérebro-cardiovasculares, cardiorrespiratórias, osteoarticulares e diabetes.

Salvador de Mello, presidente do HCP, considera este projeto "uma oportunidade para combinar recursos e conhecimentos de empresas, academia e prestadores de cuidados com o objetivo de afirmar soluções concretas na área do smart health e que apresentam um enorme potencial no mercado nacional e internacional. Esta é também uma oportunidade para reforçar o papel agregador do HCP no âmbito do desenvolvimento da capacidade nacional nestas matérias."

 

Ouça as declarações do Diretor Executivo do HCP, Joaquim Cunha, ao programa "Negócios em Português", da TSF.

 

(HCP, 25 de setembro de 2019)