Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias TechnoPhage: "Projecto TA101 GOCLIN com financiamento europeu para o desenvolvimento de um produto inovador para o tratamento da artrite reumatóide"

TechnoPhage: "Projecto TA101 GOCLIN com financiamento europeu para o desenvolvimento de um produto inovador para o tratamento da artrite reumatóide"

 

O Sétimo Programa-Quadro da União Europeu atribuiu um financiamento a um consórcio líder constituído por parceiros industriais para o projecto inovador de investigação e desenvolvimento "TA101 GOCLIN: Desenvolvimento clínico do TA_101 para o tratamento da artrite reumatóide" (#606352). O objectivo deste projecto é levar o TA_101 - um pequeno domínio de anticorpo desenvolvido pela TechnoPhage, S.A. (TechnoPhage) para o tratamento da artrite reumatóide (AR) - até à fase clínica de desenvolvimento com um novo modo de administração para o mercado de terapêuticas biológicas. Prevê-se que o projecto seja concluído em 2015, com uma duração total de 26 meses. O orçamento total é de 1,72 milhões de euros, correspondendo a um financiamento europeu total de 1,36 milhões de euros.

O número de pessoas com 65 ou mais anos na Europa irá quase duplicar nos próximos 50 anos - de 85 milhões em 2008 passará, em 2060, para 151 milhões. A AR, uma doença relacionada com o envelhecimento, é considerada um dos tipos de artrite mais incapacitantes, com custos elevados para os doentes e para a sociedade como um todo. Além disso, as terapêuticas existentes no mercado revelam insuficiências ao nível da eficácia de tratamento e do custo final para os doentes.

O projecto TA101 GOCLIN foi concebido para fornecer dados de segurança em seres humanos através de ensaios clínicos de fase Ia e Ib desenvolvendo, em paralelo, um modo de administração inovador do princípio activo TA101, permitindo a administração autónoma do medicamento.

Os objectivos do projecto consistem em (1) desenvolver um método eficiente para a produção do TA_101 para ensaios clínicos, (2) realizar ensaios clínicos de fase I (ensaios de segurança em voluntários saudáveis) e (3) desenvolver um sistema inovador, baseado na tecnologia de microagulhas, para a administração mais cómoda e eficiente do TA_101.

O TA101 GOCLIN mobilizou a massa crítica de sete parceiros industriais provenientes de 5 países europeus - Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Portugal.

A empresa Amspar BV irá desenvolver um adesivo transdérmico baseado na tecnologia inovadora de microagulhas que administrará o fármaco TA_101. Com este propósito, a Amspar BV irá trabalhar em estreita colaboração com a empresa Laboratoires Plasto Santé (especialista no desenvolvimento de adesivos transdérmicos) e com a empresa MicroCreate BV (especialistas na produção de microagulhas).

As empresas Q-Biologicals NV e ARTES Biotechnology GmbH irão desenvolver um processo optimizado de produção do pequeno domínio de anticorpo para a realização do ensaio clínico, de acordo com as Boas Práticas de Fabrico (Good Manufacturing Practices).

Os ensaios clínicos serão realizados pela empresa belga SGS Life Science Services.

O consórcio é coordenado pela empresa portuguesa TechnoPhage. Miguel Garcia, CEO da TechnoPhage, explica que "este projecto combina um novo princípio activo (o TA_101) com uma estratégia inovadora de administração e formulação; os resultados premilinares sugerem ganhos significativos para os doentes sendo que o projecto permitirá ainda a obtenção de novos conhecimentos no plano europeu. Estou muito satisfeito que a TechnoPhage assuma a coordenação deste projecto que conta com uma forte equipa de especialistas na área da I&D de novos medicamentos".

 

Website oficial do projecto: http://ta101goclin.wordpress.com

Informações online da Comissão Europeia acerca do projecto: http://cordis.europa.eu/projects/rcn/110463_en.html

 

Sobre a TechnoPhage, S.A.

A TechnoPhage (www.technophage.pt) é uma empresa de biotecnologia, baseada em várias plataformas tecnológicas, com a finalidade de  investigar e desenvolver novas moléculas em diversas indicações terapêuticas.

A Technophage tem  parcerias com empresas farmacêuticas e 11 programas no seu pipeline de I&D,  incluindo doenças inflamatórias, infecciosas e neurodegenerativas.  Refere-se ainda a parceria com o Shanghai Institute of Materia Medica (SIMM) para a realização de ensaios pré-clínicos e clínicos tendo em vista a obtenção de dados que apoiem o pedido de comercialização do TA_101 junto das autoridades regulatórias da República Popular da China.

Para mais informação contacte:
Mariana Pereira
E-mail: mpereira@technophage.pt
Tel. +351 931 647 928

 

(TechnoPhage, 23 de dezembro de 2013)