Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias TRIS-HCP selecionada para o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico

TRIS-HCP selecionada para o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico

 

A TRIS-HCP | Translational and Clinical Research Infrastructures Specialisation Platform – Health Cluster Portugal foi uma das nove infraestruturas de investigação da área das Ciências Médicas e Biológicas selecionadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para inclusão no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014-2020.

A FCT pretende que estas Infraestruturas "sustentem avanços científicos e tecnológicos, e reforcem a capacidade da comunidade de I&D em Portugal, por forma a fomentar a sua participação ativa em projetos europeus e internacionais", e entende que "fulcral para qualquer Infraestrutura de Investigação é a capacidade de prestar serviços às comunidades científica, educacional, empresarial e industrial".

A TRIS-HCP é um sistema organizacional virtual enquadrado no HCP que reúne muitas das mais reputadas instituições de I&D, hospitais e centros académicos de medicina portugueses, e os respetivos recursos, serviços e capacidades nas áreas da investigação de translação e investigação clínica.

As linhas de ação da TRIS-HCP incluem:

  • Assegurar a boa articulação entre os atores da investigação de translação e clínica em Portugal, numa lógica de rede integrada e orientada a áreas estratégicas, mitigando assim a dispersão / fragmentação de recursos e de capacidades instaladas, e melhorando o acesso por parte de investigadores nacionais e internacionais e a interação com as empresas – parcerias de I&D, fornecimento / aquisição de serviços e transferência de conhecimento / tecnologia.
  • Reforçar as infraestruturas e capacidades do sistema científico e tecnológico nacional nas áreas da investigação de translação e clínica, entre outras formas pela promoção da interação com instituições / redes internacionais de referência, permitindo assim uma endogeneização das melhores práticas, bem como através da melhoria dos níveis de qualificação / formação de recursos humanos.
  • Promover projetos de investigação de translação e clínica de elevada qualidade, contribuindo assim para transformar o conhecimento em soluções inovadoras para a Saúde.
  • Melhorar a reputação internacional de Portugal e da sua oferta nas áreas da investigação de translação e clínica, a fim de atrair / reter investimento estrangeiro e investigadores de topo.
  • Contribuir para o desenvolvimento económico e social de Portugal, gerando riqueza, aumentando as exportações, criando empregos e melhorando a saúde dos cidadãos.

 

Saiba mais sobre a TRIS-HCP em http://healthportugal.com/tris-hcp.

 

(HCP, 8 de julho de 2014)