Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias UCB e TechnoPhage assinam protocolo inédito de Medicina Translacional

UCB e TechnoPhage assinam protocolo inédito de Medicina Translacional

 

A maior biofarmacêutica belga em Portugal, UCB, e a empresa biotecnológica Technophage, com instalações no Instituto de Medicina Molecular, assinaram hoje, 19 de Maio, na residência oficial do Embaixador da Bélgica, S. E. o Senhor Jean-Michel Veranneman de Watervliet, um protocolo inédito de colaboração na área da Medicina Translacional, aliando de forma inovadora três áreas do mundo da ciência: a investigação básica, a investigação aplicada e investigação clínica, sob o qual a UCB financia a TECHNOPHAGE no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos usando tecnologia patenteada pela TECHNOPHAGE para a construção de anticorpos de pequenos domínios.

Este acordo visa promover o esforço coordenado entre a investigação básica e as aplicações terapêuticas, centrando-se na pesquisa e no desenvolvimento de uma nova geração de terapêuticas imunomoduladoras que possam trazer melhorias efectivas ao nível das doenças inflamatórias autoimunes. 

"A Bélgica estimula todas as iniciativas que promovam a investigação desenvolvida pelas nossas empresas. Sentimos que é nosso dever apoiar todos os projectos que sejam mais-valias para as comunidades locais onde as nossas empresas estão. E este protocolo entre a UCB Pharma, a maior biofarmacêutica belga e a Technophage, uma biotech com forte ligação ao meio académico, é sem dúvida, uma excelente forma de promover a troca de know-how entre a investigação fundamental e aplicada early stage e a sua aplicação no sector industrial. A área das biociências é uma área estratégica importante para o desenvolvimento económico da Europa, capaz de a tornar mais competitiva ao proporcionar soluções inovadoras que permitam melhor gerir os riscos associados ao crescente e preocupante envelhecimento da população Europeia", declara o Embaixador da Bélgica, S. E. o Senhor Jean-Michel Veranneman de Watervliet.

António Charrua, director-geral da UCB, afirma: "Este protocolo traduz a confiança da UCB Pharma na qualidade da investigação que se faz em Portugal. Este tipo de colaboração é um contributo para acelerar o processo de investigação e descoberta de novos medicamentos, recorrendo ao know-how especifico de cada parceiro, desde a capacidade de investigação em fases iniciais de desenvolvimento de novos medicamentos da TechnoPhage, envolvendo as suas tecnologias patenteadas bem como a sua ligação estreita com o Instituto de Medicina Molecular, até à experiência de investigação e desenvolvimento clínico da UCB no campo das doenças graves auto-imunes. É uma forma de incentivar e implementar uma verdadeira medicina translacional, possibilitando disponibilizar soluções terapêuticas inovadoras, de forma mais rápida e com menos custos, o que passa também pela capacidade de abandonar o mais precocemente possível, projectos de moléculas que provem não ter viabilidade clínica."

Para Miguel Garcia, CEO da TechnoPhage, "Isto significa um passo decisivo para a investigação nacional. Envolver desde o início da cadeia de desenvolvimento de um novo medicamento inovador, uma biotech com elevado potencial de descoberta de novas moléculas e de as desenvolver nas fases iniciais, graças à sua equipa e tecnologias próprias, com uma biofarmacêutica global com capacidade de desenvolvimento de moléculas nas fases mais avançadas bem como da sua comercialização, tem evidentes ganhos em termos da capacidade de desenvolver novas terapias biológicas, inovadoras e que constituam uma solução para problemas existentes."

A UCB tem vindo a implementar a ciência translacional desenvolvendo sinergias entre a investigação básica e o desenvolvimento clínico. Na indústria farmacêutica, a Investigação e o Desenvolvimento têm sido duas entidades separadas e autónomas e a UCB pretende desenvolver esta ligação que, de forma directa, terá vantagens no tratamento das pessoas com doenças graves.

 

Sobre a UCB

UCB é uma companhia biofarmacêutica global com sede em Bruxelas, Bélgica e focalizada na descoberta e desenvolvimento de medicamentos inovadores e soluções para transformar as vidas das pessoas que vivem com doenças graves do sistema imunitário ou do sistema nervoso central. Com mais de 8 500 pessoas em cerca de 40 países, a companhia gerou em 2010 um volume de negócios de 3.2 biliões de euros. UCB está cotada na Euronext Brussels (símbolo: UCB).


Sobre a TechnoPhage

A TechnoPhage é uma empresa de biotecnologia centrada na I&D de novas moléculas em diversas áreas terapêuticas. Os laboratórios da empresa estão localizados nas instalações do Instituto de Medicina Molecular, instituição com a qual a TechnoPhage tem um acordo de colaboração científica. A estratégia da empresa assenta na utilização das suas várias plataformas tecnológicas, de forma a identificar novas moléculas com potencial em diferentes áreas terapêuticas. As moléculas identificadas prosseguem para a fase de desenvolvimento. Neste momento a empresa tem em curso 12 programas no seu pipeline de novas moléculas terapêuticas, estando um desses programas já em fase final dos ensaios pré-clinicos, para a indicação artrite reumatóide.

 

(TechnoPhage, 19 de maio de 2011)