Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias Vencedores do Prémio CGC Centro Genética Clínica Prof. Dr. Amândio S. Tavares

Vencedores do Prémio CGC Centro Genética Clínica Prof. Dr. Amândio S. Tavares

 

Os vencedores do Prémio CGC Prof. Dr. Amândio S. Tavares 2009, entregue pela Exma. Sra. Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Dra. Maria de Belém Roseira, foram:

 
  • 1.º Prémio

"Cytological and Expression Studies and Quantitative Analysis of the Temporal and Stage-Specific Effects of Follicle-Stimulating Hormone and Testosterone During Cocultures of the Normal Human Seminiferous Epithelium" entregue a Dra. Rosália Maria Pereira de Oliveira e Sá, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto (ICBAS, UP).

 
  • 2.º Prémio

"Diagnóstico genético e investigação em oncogenética" entregue a Dr. Manuel Teixeira, Director do Serviço de Genética do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, Entidade Pública Empresarial (IPOPFG, E.P.E.)

 
  • 3.º Prémio

"Ataxia com apraxia oculomotora (AOA): desenvolvimento de novos testes genéticos" entregue a Dra. Maria Clara Barcelos de Morais Barbot, Investigadora da UnIGENe – IBMC / Chefe de Serviço de Neurologia Pediátrica.


         
Júri do Prémio 2009

Feliciano Ramos - Professor Catedrático de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Saragoça; Responsável pela Consulta de Genética Clínica do Serviço de Pediatria do Hospital Clínico Universitário "Lozano Blesa" de Saragoça; Presidente da Associação Espanhola de Genética Humana; Membro do Júri do Prémio Rainha Sofia de Incapacidade 2009.

Jorge Sequeiros – Professor Catedrático de Genética Médica, ICBAS, Univ. Porto; Director do Centro de Genética Preditiva e Preventiva e da UnIGENe, IBMC, Univ. Porto; Presidente do Colégio de Genética Médica, Ordem dos Médicos.

José Rueff - Professor Catedrático de Genética, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Nova de Lisboa (UNL); Director do Departamento de Genética da FCM-UNL; Coordenador do Centro de Investigação em Genética Molecular Humana (CIGMH).

Roberto Giugliani - Professor Titular do Departamento de Genética da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (Brasil); Chefe do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Director do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento de Serviços de Genética Médica na América Latina.

Victor Penchaszadeh – Professor de Genética e Saúde Pública, Universidade de Columbia, Nova Iorque (EUA); Consultor de Genética Médica, Organização Mundial de Saúde.

 

Sobre o Prémio CGC Prof. Dr. Amândio S. Tavares

O CGC Centro de Genética Clínica (www.cgcgenetics.com), primeiro Laboratório de Genética Médica privado em Portugal, criou em 2006 o Prémio CGC Prof. Dr. Amândio S. Tavares de incentivo à inovação na aplicação de testes de Genética Clínica. Trata-se de um prémio que tem como objectivo destacar e galardoar trabalhos individuais ou institucionais que tenham contribuído para a implementação de novos testes de Genética Médica na prática clínica na Península Ibérica.

O reconhecimento público que tem sido atribuído aos galardoados visa não apenas premiar os melhores trabalhos de investigação com aplicação clínica no domínio da Genética Médica na Península Ibérica, mas igualmente motivar e salientar exemplos a seguir no futuro. O Prémio CGC apresenta um valor acumulado de 8 000 € e, para total isenção, a sua gestão encontra-se a cargo do Fórum do Hospital do Futuro.

Mais informações em www.cgcgenetics.com

 

(CGC Centro de Genética Clínica, 14 de Julho de 2009)