Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Portugal Ciência

Ciência

  

I&D em Ciências Médicas e da Saúde

 

A qualidade das instituições do sistema científico e tecnológico português tem sido reconhecida nos processos de avaliação independentes levados a cabo em anos recentes por painéis de peritos nacionais e internacionais.

Na área das Ciências da Vida e da Saúde, em particular, os resultados da avaliação das Unidades de I&D divulgados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referentes a 2013, revelam que das 24 Unidades avaliadas, 13 foram classificadas com Excecional, Excelente ou Muito Bom.

Os dados oficiais (DGEEC-MEC) referentes ao investimento em I&D e ao número de investigadores na área da Saúde em Portugal – compreendendo os setores de execução Empresas, Estado, Ensino Superior, e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos –, evidenciam uma evolução positiva entre 2007 e 2013 (ainda que se registem decréscimos nos anos mais recentes). Neste período, o investimento em I&D passou de 165 para 325 milhões de euros. O valor registado em 2013 correspondeu a cerca de 14% do investimento total em I&D em Portugal nesse ano, e cerca de um terço do valor tratou-se de investimento realizado por empresas. Também o número de investigadores cresceu entre 2007 e 2013, passando de 2.575 para 4.369 (em ETI - Equivalente a Tempo Integral).

 

HCP_p11_investimento-ID_investigadores_2007-2013.png 

  

 

Produção científica

 

De acordo com dados oficiais (DGEEC-MEC), a produção científica portuguesa nas áreas das Ciências Médicas e da Saúde, da Engenharia Médica, e das Ciências Biológicas registou uma vigorosa tendência de crescimento entre 1990 e 2013. Neste último ano, a área das Ciências Médicas e da Saúde atingiu um máximo histórico de 5.444 publicações, reforçando a sua posição como a área em que Portugal mais publica, ao representar cerca de 28% da produção científica do país. Considerando a produção conjunta das áreas das Ciências Médicas e da Saúde, das Ciências Biológicas, e da Engenharia Médica, o número de publicações ascendeu a 7.981, perfazendo aproximadamente 41% da produção científica nacional.

 

HCP_p6_producao-cientifica_cien-bio-med-saude_2013b.png 

Nota: Apuramento do número de publicações efetuado pelo método de contagem fracionada.

(Saiba mais em www.dgeec.mec.pt)

 

 

SciPort | Health in Portugal: Science and Technology Resources Database

 

HCP_banner_SciPort_online.jpg

Ir para www.scienceportugal.com